quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioMUNDO71% das mulheres já viveram situação de violência ao se deslocar, diz...

71% das mulheres já viveram situação de violência ao se deslocar, diz pesquisa

Olhares insistentes e cantadas foram citados por 44% das entrevistadas, 26% disseram ter sofrido assalto, furto ou sequestro relâmpago e 17%, importunação sexual. Maioria relata ter mudado hábitos, como evitar lugares escuros (97%), escolher o lugar que vai se sentar no transporte coletivo (90%) e evitar sair à noite (89%) ou usar certas roupas ou acessórios (87%).

71% das mulheres do país dizem já ter vivido alguma situação de violência ao se deslocar, de acordo com um levantamento dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber.

Das entrevistadas,

  • 44% dizem ter recebido olhares insistentes ou cantadas inconvenientes;
  • 26%, sofrido assalto, furto ou sequestro relâmpago;
  • 17%, importunação sexual (praticar um ato libidinoso contra alguém sem consentimento dessa pessoa);
  • 16%, preconceito ou discriminação por alguma característica, exceto raça;
  • 10%, racismo;
  • 6%, agressão física;
  • e 3%, estupro.

73% das entrevistadas disseram que sofreram violência durante deslocamentos a pé, 45% em ônibus, 13% em carro particular, 10% no metrô e 10% em carro de aplicativo.

A pesquisa mostra que, após a violência sofrida, 74% das vítimas nunca reagiram, e que 73% mudaram hábitos.

O levantamento diz ainda que quase todas as entrevistadas relatam adotar estratégias para se proteger. As mais comuns são evitar passar por locais escuros (mencionada por 97% das entrevistadas), escolher o lugar que vai sentar no transporte coletivo (90%) e evitar sair à noite (89%) ou usar certas roupas ou acessórios (87%).

Para as entrevistadas, a sensação de insegurança está ligada à ausência de políticas públicas que poderiam promover um deslocamento mais seguro. Para elas, os fatores que contribuem para a insegurança são:

  • Ausência de policiamento (56%);
  • Falta de iluminação pública (52%);
  • Ruas desertas e vazias (50%);
  • Espaços públicos abandonados (44%).

80% das mulheres dizem ter “muito medo” ao se deslocar

A pesquisa revelou ainda que 97% das mulheres se deslocam com medo de que algo aconteça, sendo que 80% declaram sentir “muito medo”.

Entre os principais temores, estão assalto/furto/sequestro relâmpago (66%), estupro (66%), importunação sexual (59%), agressão física (53%), receber olhares insistentes e cantadas inconvenientes (36%), sofrer preconceito ou discriminação (32%), sofrer racismo (34%).

📋 Os institutos ouviram de forma online 4.001 mulheres de 18 anos ou mais de todo o país que saem de casa 1 vez por semana. O levantamento foi feito entre 21 de junho e 11 de julho. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos

Fonte: Paula Paiva Paulo, g1 – 13/09/2024 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares