terça-feira, setembro 16, 2025
InícioCULTURABelém Inaugura a 4ª Edição do Festival Feminino

Belém Inaugura a 4ª Edição do Festival Feminino

Belém sedia a 4ª edição do Festival Feminino focado em música instrumental e gastronomia, com eventos em mais capitais durante maio.

Belém recebe, a partir desta quinta-feira, 2, a 4ª edição do Festival Feminino, que este ano foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. Este ano, o evento ocorre em formato especial, em quatro capitais do Brasil, durante o mês de maio. A capital paraense é a primeira a receber a programação, até domingo, dia 5 de maio. Depois, o festival segue para São Luís (MA), de 9 a 11; Vitória (ES), de 17 a 19; e São Paulo (SP), de 21 a 26, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Esta é a 4ª edição do festival e vem com algumas novidades, como o destaque para a música instrumental e o pilar de gastronomia. Duas frentes ainda muito protagonizadas pelos homens e que carecem de representatividade feminina. Passaremos por quatro cidades, levando atrações nacionais, mas com foco mesmo na produção cultural de cada território”, falou Débora Ribeiro, idealizadora e organizadora do festival, ao lado de Daniela Godoy, sócia na Ninas Agência Cultural.

Fora a capital paulista, as demais cidades brasileiras recebem o evento pela primeira vez. Além de música e gastronomia, o festival terá poesia, performance, artes visuais, cinema, rodas de conversa e feira criativa. “Um dos grandes objetivos do festival sempre foi descentralizar sua atuação, não só pelo fator de democratização de acesso à cultura em território nacional, mas também pelo desejo de mapear a produção artístico-cultural feminina no país e gerar vagas temporárias de trabalho para as mulheres em setores ainda pouco ocupados por nós, como a área técnica, por exemplo, gerando assim representatividade em campos diversos”, disse Débora, destacando ainda que não tinha como não pensar em Belém para receber o festival por conta da cultura local ser forte.

“Na direção do mapeamento, não tem como não pensar em Belém, pela efervescente produção cultural local, o que resultou numa curadoria potente e que traz ao palco do evento artistas como Tamboiara Amazônia, Layse e as Sinceras, com participação especial de Leona Vingativa, além das atrações nacionais Lívia Mattos e Flaira Ferro, as performers Priscila Cobra e Suellen Corrêa, as DJs Jack Sainha e Shayra Brotero, e as VJs Bella Reis e Mhorgana”, contou ela.

O evento contará ainda com a Feira Feminina Amazônia, com empreendedoras do Pará, mostra de curtas-metragens, rodas de conversa e a divulgação de um guia digital contendo estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres em Belém.

“Em todas as cidades, contamos com o apoio de curadorias locais. Em Belém temos à frente Lorena Saavedra na curadoria artística, Joyce Cursino na área de cinema e Dani Filgueiras na gastronomia”, destacou ela.

A programação é gratuita e em Belém inicia com cinema, quinta e sexta, dias 2 e 3, com exibições às 10h, no Cine Líbero Luxardo, seguidas por roda de conversa. No sábado, o tema será “Mulheres, cinema e educação”, e no domingo, “Mulheres, cinema e resistência”.

Os shows e demais atividades acontecem no fim de semana. As atrações musicais nacionais têm abertura de artistas locais e projeções, sempre antecedidas por performances. A Feira Feminina Amazônica inicia a partir das 11h, no sábado e no domingo.

No sábado, 4, tem Flaira Ferro: Projeto Verê, que traz a artista acompanhada por banda de instrumentistas de frevo, e show de abertura da Tamboiara Amazônia, tudo com projeções da Mhorgana. A discotecagem fica por conta da DJ Shayra Brotero e a performance poética, com Priscila Cobra.

Programação reflete sobre “corpo liberto” das mulheres

Também haverá roda de conversa sobre “Mulheres na Política”, com a produtora Lorena Saavedra e as parlamentares Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e o mandato coletivo da Bancada Mulheres Amazônidas.

Já no domingo, 5, Lívia Mattos se apresenta e terá show de abertura com Layse e as Sinceras, representante da guitarrada paraense, e as projeções serão da VJ Bella Reis. Tem ainda DJ Jack Sainha e a performance poética com Suellen Corrêa. A roda de conversa no domingo traz o tema “A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista”, com as convidadas Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Grupo Iaçá) e Luciana Porto.

A acordeonista, cantautora, circense e socióloga baiana Lívia Mattos fará seu show em clima de estreia. “É primeira vez que trago o meu show autoral, focando do repertório instrumental, para Belém. Já tinha vindo acompanhando Chico César, como sanfoneira, e em duo com a cantautora e percussionista Alessandra Leão”, contou.

“Nesse momento forte de mudanças de paradigma que estamos vivendo com relação às questões de gênero, é fundamental que haja ações que fortalecem esse movimento de transformação que mexe o campo não só direto, com relação à questão, mas também subjetivo. Salientar as leituras de mundo de mulheres em diversas áreas, e no meu caso, trazendo essa atuação na música instrumental, é fundamental para uma mudança de pensamento que leve a uma mudança estrutural”, destacou Lívia sobre a participação no festival.

A artista estará no palco com “uma formação inusitada”, integrando um quarteto com Jefferson Babu (tuba), Aline Gonçalves (clarinete/pífano/flauta), e Rafael dos Santos (bateria). “A proposta do show é apresentar as potencialidades do acordeon, tanto no que se espera dele quanto em lugares outros, proposições mais difíceis de classificar quanto gênero.”

MANIFESTO

A cada edição do Festival Feminino, é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o “Corpo Liberto”, assinado pela artista Assucena. A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princípios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres.

Um mundo melhor é igualitário e diverso! O Festival Feminino busca evidenciar a representatividade do feminino por meio de ações artísticas, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade pautada pela equidade de gênero e pelo respeito à diversidade. “Sinto que temos cumprido nossa missão em contribuir na evolução das pautas Igualdade de gênero e respeito à diversidade”, finalizou Débora.

PARTICIPE

4º Festival Feminino – Feminino Instrumental

Etapa Belém

Quando: Hoje, 2, e sexta, 3, a partir das 19h, e sábado, 4, e domingo, 5, a partir das 11h.

Onde: Fundação Cultural do Estado do Pará (Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré)

Quanto: Entrada livre. Ingressos distribuídos apenas para o cinema, no local.

Fonte: Aline Rodrigues/ Diário do Pará – 02/05/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares