terça-feira, setembro 16, 2025
InícioPOLÍTICANovas mudanças nas secretarias do Pará: confira quem foi nomeado e exonerado

Novas mudanças nas secretarias do Pará: confira quem foi nomeado e exonerado

Decretos de exoneração e nomeação assinados pelo governador Helder Barbalho foram publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira

Depois de uma semana movimentada, em razão do fim do prazo para alguns candidatos se afastarem ou desincompatibilizarem do seu cargo, o Diário Oficial do Estado trouxe, nesta segunda-feira (10.06), novos decretos assinados pelo governador Helder Barbalho com mudanças no comando de órgãos estaduais.

Elieth de Fátima da Silva Braga foi exonerada, a pedido, do cargo de titular da Secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e nomeada secretaria de Estado de Articulação da Cidadania, no lugar de Humberto Bozi Spindola. Já Humberto Spindola passa a ser secretário Adjunto de Gestão das Usinas da Paz, no lugar de Cleidson Ferreira Chaves, cujo decreto de exoneração, também a pedido, foi publicado na mesma edição do Diário Oficial.

Helder Barbalho nomeou ainda Albanei Pereira Rocha Sabino de Oliveira para exercer o cargo de Diretor Geral do Núcleo de Acompanhamento da Gestão, com lotação no gabinete do governador.

Ainda não foi publicada a nomeação de quem ficará no lugar de Elieth na Seplad. 

Mudanças anteriores

Na semana passada, o quadro de secretários do governo estadual teve várias mudanças, mas em razão dos prazos estabelecimentos pela Justiça Eleitoral. Os secretários municipais ou estaduais que pretendem concorrer a vaga de prefeito ou vice-prefeito tinham até 6 de junho para se desligar do cargo, considerando o prazo quatro meses antes do pleito.

Com isso, o titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, anunciado como pré-candidato do MDB à Prefeitura de Belém, foi substituído pelo já secretário adjunto de gestão das usinas da paz, Humberto Bozi Spindola. Ursula Vidal, que ainda não confirmou pré-candidatura, também deixou a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que passou a ter como titular Bruno Chagas da Silva Rodrigues Ferreira, que era o secretário adjunto.

Outro pré-candidato ao cargo de prefeito, mas por Ananindeua, Waldemiro Sanova, conhecido como Miro Sanova, foi exonerado, a pedido, da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Passou a responder pelo órgão, até deliberação posterior, Marcelo Gomes Alves da Silva.

Cássio Andrade (PSB) saiu da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que passou para o comando de Ana Paula Moraes da Cunha Alves, até então secretária adjunta. 

Também foram exonerados José Araújo, que deixou o cargo de presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (FADEP), Maria Pinheiro, que era secretária adjunta na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e Cilene Sabino, que estava Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

Fonte: Keila Ferreira – 10.06.24 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares