quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioCULTURASão João: entenda a história do santo festeiro e parente de Jesus

São João: entenda a história do santo festeiro e parente de Jesus

O santo junino da Igreja Católica era conhecido por humildade e pelos desafios que viveu

Todo dia 24 de junho é celebrado o Dia de São João, sendo comemorado desde o início pela Igreja Católica. São João é conhecido por ter batizado Jesus Cristo como o Messias, por isso ele é considerado o primeiro profeta. Mas afinal, quem foi São João Batista? A redação integrada do Grupo Liberal traz a história do santo festeiro e qual sua relação com as festas juninas. Confira:

1 – Quem foi São João?

São João Batista é o filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Logo, o santo homenageado a cada junho pela Igreja Católica é um primo de Jesus Cristo. Um fato ao qual poucas pessoas atentam, além de ter sido aquele que batizou o messias do cristianismo nas águas do rio Jordão. Na Bíblia, o homem teve uma trajetória marcada por humildade e fé. Há algumas discussões sobre idades, mas possivelmente João era seis meses mais velho que Jesus.

Em idade avançada, Isabel concebeu um filho. O elo entre ele e Jesus começou ainda no ventre. Maria, grávida de Cristo, visitou a prima que estava gestante. João Batista é aquele que foi dado por Deus a Isabel como um sinal da Graça Divina. O dia 24 de junho é o que marca a data do nascimento dele.

Com exceção da própria mãe de Jesus, São João é o único santo a ter uma data dedicada ao próprio aniversário. Por isso, tradicionalmente, a Igreja Católica comemora o Dia de São João Batista, aquele que batiza, em 24 de junho.

João acabou condenado à morte pelo governante Herodes Antipas (20 a.C – cerca de 39 d.C). Não se sabe exatamente a idade que João tinha quando foi morto, mas é certo que era mais velho do que seu primo Jesus.

2 – Qual a relação do Santo com as festas juninas?

Quando a Isabel entrou em trabalho de parto de João Batista, no alto de uma montanha, foi acesa uma fogueira para avisar os parentes que estavam ao pé da montanha. Com isso, a fogueira se tornou um dos símbolos das festas juninas. 

No Brasil, com a chegada dos portugueses, no ano de 1500, junto vieram as tradições religiosas. Eles trouxeram para o “Novo Mundo” as festas dedicadas aos santos católicos.

A força de São João, principalmente na região Nordeste do Brasil, tem ligação com essa colonização do Brasil. Visto que os portugueses celebravam as ‘festas joaninas’, no mês de junho. Com o passar dos séculos, a festa foi se transformando até se transformar em “festa junina”, tendo a influência indígena em relação às comidas típicas à base de milho.

O enraizamento da cultura portuguesa no Nordeste fez com que São João ganhasse força, principalmente no interior com o catolicismo popular na vida do sertanejo. 

Fonte: UOL e BBC Brasil 

Fonte: Lucas Quirino – 24.06.24

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares