quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioMUNDOFuracão Beryl surpreende novamente e volta a subir de categoria ao tocar...

Furacão Beryl surpreende novamente e volta a subir de categoria ao tocar o solo no México

Passagem do fenômeno pelo Caribe provocou 11 mortes nos últimos dias. Região turística mexicana, incluindo Cancún, deve ser a mais afetada nesta sexta-feira (5). Beryl havia caído para categoria 2, mas subiu novamente para 3 nesta sexta. Fenômeno já havia surpreendido por força e intensidade inéditas.

Surpreendendo novamente os meteorologistas, o inédito furacão Beryl, que tocou solo no Caribe no início da semana e se tornou o mais forte a atingir a região em um mês de junho, recuperou força e chegou à costa do México na categoria 3, de uma escala de 5.

Dessa forma, contrariando as previsões, o Beryl atravessou todo o Caribe como um furacão — a expectativa era de que ele já seria apenas uma tormanda tropical — com ventos mais ligeiros.

O furacão tocou o solo na península mexicana de Yucatán durante a manhã. A região abriga a famosa cidade de Cancún, destino que atrai milhões de turistas anualmente.

Segundo as autoridades, os ventos de Beryl ainda podem atingir 185 km/h. Nos últimos dias, o furacão provocou ao menos 11 mortes e um rastro de destruição pelo Caribe.

O México vem se preparando para a passagem do furacão. Hotéis e comércios foram fechados, enquanto algumas comunidades foram esvaziadas. Além disso, autoridades também retiraram ovos de tartaruga-de-pente das praias para proteger a espécie.

Francisco Bencomo, gerente de um hotel em Tulum, disse que espera o retorno de hóspedes apenas para o dia 10 de julho. Funcionários também ficarão em um abrigo emergencial para se protegerem.

“Esperamos que seja o menor impacto possível para o hotel e que não seja tão grave”, disse ele.

Previsão indica passagem do furacão Beryl pelo México — Foto: NHC
Previsão indica passagem do furacão Beryl pelo México — Foto: NHC

Escala

Segundo o NHC, o furacão Beryl perdeu força após a passagem pela Jamaica, sendo reclassificado para a categoria 3. Ainda durante a quinta-feira, o fenômeno desceu mais um degrau, indo para a categoria 2.

No entanto, ao avançar para o México, o furacão voltou para a categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Veja abaixo como ela funciona:

  • Categoria 1: potencial de causar alguns danos, com ventos de 119 a 153 km/h. Pode causar danos ao telhado, quebrar galhos grandes de árvores e linhas de energia;
  • Categoria 2: potencial de causar grandes danos, ventos de 154 km/h a 177 km/h. Casas podem sofrer danos estruturais. Árvores são arrancadas e bloqueiam estradas. Interrupções de energia são frequentes;
  • Categoria 3: potencial de causar danos devastadores, com ventos de 178 km/h a 208 km/h. Grandes danos a construções. Muitas árvores serão quebradas ou arrancadas. Eletricidade e água podem ficar indisponíveis;
  • Categoria 4: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de 209 km/h a 251 km/h. Casas podem ser derrubadas, assim como postes de energia, com prejuízos à rede por semanas ou meses;
  • Categoria 5: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de mais de 252 km/h. Muitas casas serão destruídas, com colapso da parede e perda do telhado. Áreas residenciais ficarão isoladas. Potencial de áreas ficarem inabitáveis por semanas ou meses.

Fonte: g1 – 05/07/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares