terça-feira, setembro 16, 2025
InícioMUNDORenúncia de Biden e impacto na democracia

Renúncia de Biden e impacto na democracia

Veja esse e outros destaques na Coluna Repórter Diário desta segunda-feira (22)

O governador Helder Barbalho utilizou suas redes sociais ontem para louvar a “decisão histórica” e o “gesto de grandeza” do presidente norte-americano Joe Biden em colocar os interesses de seu país e de todo o mundo acima de qualquer projeto pessoal, ao renunciar à sua candidatura à reeleição. Para Helder, Biden “define seu legado a favor da democracia”, abrindo espaço para que uma mulher negra, sua vice Kamala Harris, possa se tornar, caso for escolhida, “a primeira a presidir a nação mais poderosa do planeta”. O governador afirmou que Biden “só merece admiração, respeito e aplauso daqueles que lutam pela democracia e contra o atraso…ajudando a vencer os grilhões do obscurantismo”.

RAIO-X

Análise feita pelo DIÁRIO com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta um eleitorado majoritariamente masculino e com estado civil declarado solteiro para as eleições municipais deste ano. São 564.168 homens aptos a votarem, representando 53% do eleitorado, contra 492.218 mulheres (ou 47%). Segundo o TSE, 68% do eleitorado, pouco mais de 718 mil, é de solteiros, restando 264.986 casados, 27 mil de viúvos, 37 mil divorciados e 8 mil separados. Ainda de acordo com o Tribunal, 371 mil eleitores (35,18%) completaram o ensino médio. Já 179 mil possuem o ensino fundamental incompleto e 169 mil compõem o time dos que cursaram a faculdade.

PERFIL

Outros 18 mil votantes apontaram que apenas leem e escrevem. Há ainda 8 mil analfabetos. As pessoas que vão às urnas nas próximas eleições são, em sua maioria, mais velhas. A faixa etária com maior número de eleitores é a de 45 a 59 anos: 273.649. Na sequência, estão os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (216.791); 25 e 34 anos (205.697); 60 e 69 anos (126.730); 21 a 24 anos (80.446) e 70 a 79 anos (69.414). Eleitores com idade entre 16 e 17 anos somam 3.803 e 8.260, respectivamente.

VISÃO

O Pará tinha até abril mais de 1,6 milhão de motoristas aptos a dirigir. Desse total, mais de 459 mil ou 28%, possuíam problemas na visão, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Oftalmologia que analisou a saúde ocular de motoristas do país. Segundo a entidade essa perda visual impacta diretamente na segurança do trânsito. Em uma década, segundo o conselho, o número de condutores com restrições oculares na CNH no país cresceu 80%, percentual que no Pará é bem maior, chegando a 95% entre os anos de 2014 a 2024. Os dados são baseados em informações da Secretaria Nacional de Trânsito.

CACAU

A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (Sedap), garante uma atenção especial à cadeia produtiva do cacau no Pará através do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), com autossuficiência na produção de sementes e consequente aumento da produtividade. Conforme a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Pará produziu 149.396 toneladas de amêndoas em 2023. Com incentivos do governo do estado, além de o Pará ser o maior produtor do país, também é reconhecido por estar entre as melhores amêndoas do planeta.

O Governo do Pará abriu sexta-feira consulta pública da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu, projeto piloto de concessão para restauração florestal, com aproveitamento de ativos ambientais como créditos de carbono.

A iniciativa integra as ações do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, lançado pelo Governo do Pará durante a COP 28 em Dubai, realizada em 2023. A consulta está disponibilizada no site da Semas e do Ideflor-Bio até o dia 17 de agosto.

A indústria madeireira do Pará enfrenta sérios desafios devido à greve dos servidores do Ibama, que na sexta-feira completou 17 dias, mesmo havendo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinando a retomada do licenciamento ambiental.

Durante esse período, cerca de 500 cargas de madeira, cada uma com aproximadamente 20 metros cúbicos de produtos legais e rastreáveis oriundos de manejo florestal, não puderam ser exportadas pela falta de emissão da Licença, Permissão, Certificado e Outros Documentos (LPCO) pelo Ibama.

A unidade da Sefa em Itinga, localizada no município de D. Eliseu, apreendeu, no sábado, uma caçamba nova avaliada em R$ 627 mil. O veículo sem placas foi abordado na BR-010 e tinha como origem Cruzeiro (SP) e destino a cidade de Mãe do Rio. Foi constatado que o caminhão era equipamento novo sem uso e que não havia pago ICMS devido. A autuação foi de R$ 130.189,63,00.

A Vara Única de Marapanim alcançou 100% de Eficiência no Índice de Eficiência Judiciária (IEJUD), que mede o desempenho de cada unidade judiciária do Estado, para subsidiar o planejamento da gestão processual. O objetivo é tornar o Judiciário paraense cada vez mais eficiente.

Fonte: Repórter Diário – 22/07/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares