terça-feira, setembro 16, 2025
InícioESPORTEJudô: Brasil vence a Sérvia e vai lutar pelo bronze na disputa...

Judô: Brasil vence a Sérvia e vai lutar pelo bronze na disputa por equipes 

Brasil é eliminado nas quartas de final do judô por equipes em Paris, após empate emocionante de 3 a 3 com a Alemanha e derrota no sorteio.

O Brasil foi eliminado das Olimpíadas de Paris ao ser derrotado pela Alemanha por 4 a 3 em uma emocionante disputa nas quartas de final do judô por equipes. O combate decisivo foi decidido por sorteio, e a categoria escolhida foi a de 90+kg masculino, uma das duas em que a equipe brasileira não contava com seus atletas principais.

Os alemães iniciaram o duelo com força, abrindo 2 a 0. Apesar do revés inicial, a equipe brasileira se recuperou e empatou após as seis lutas. Daniel Cargnin e Ketleyn Quadros foram superados em sequência, enquanto Leonardo Gonçalves também não conseguiu vencer seu oponente.

A reação brasileira começou com Rafael Macedo, seguido por Bia Souza e Rafaela Silva, que igualaram o placar em 3 a 3. Contudo, a sorte não estava do lado do Brasil no desempate. Leonardo retornou para a “luta da morte”, mas foi novamente dominado pelo peso-pesado alemão. Embora Rafael Silva, conhecido como Baby, estivesse inscrito, a estratégia inicial da equipe foi escalar um lutador de categoria inferior.

Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio, enfrentou dificuldades e perdeu suas três lutas em Paris. Em contrapartida, Bia Souza, campeã olímpica, teve um desempenho impressionante, vencendo todas as suas seis lutas com golpes e sem necessitar de punições.

O Brasil agora se prepara para enfrentar a Sérvia na repescagem, marcada para este sábado (3), às 7h (horário de Brasília). A equipe sérvia foi derrotada pelos favoritos japoneses nas quartas de final.

Desempenho nas Lutas das Quartas de Final

Cargnin abriu as lutas, competindo contra o alemão Igor Wandtke, que ocupa a 25ª posição no ranking até 73kg, enquanto Cargnin é o sexto. No entanto, o brasileiro teve dificuldades e foi superado, levando um waza-ari no primeiro minuto e outro logo em seguida.

Ketleyn, competindo na categoria acima (peso-médio), enfrentou a 8ª colocada do ranking até 70kg, a alemã Miriam Butkereit. A brasileira, sendo consideravelmente menor, foi derrubada e perdeu por ippon em 1min22s, fazendo a Alemanha abrir 2 a 0.

Rafael Macedo, na categoria até 90kg, precisava reagir. Ele, que ocupa a 11ª posição, enfrentou Eduard Trippel, 29º no ranking. Após um início complicado, Rafael conseguiu aplicar um ippon a menos de 30 segundos do fim, trazendo esperança à equipe.

No confronto feminino da categoria +70kg, Bia Souza voltou ao tatame contra Renee Lucht. A atual campeã olímpica dominou a luta, aplicando um waza-ari no minuto final, após forçar duas punições à adversária.

Leonardo Gonçalves, competindo na categoria +90kg, encarou o peso-pesado Erik Abramov. O alemão, maior e mais pesado, não teve dificuldades e venceu rapidamente com dois waza-ari.

Por fim, Rafaela Silva não deu chances à Pauline Starke, controlando a luta desde o início e finalizando com um waza-ari a 30 segundos do término, encerrando sua luta antes dos 3 minutos.

O sorteio designou que o combate final seria na categoria +90kg masculino. Leonardo Gonçalves enfrentou mais uma vez um adversário de categoria superior, oferecendo mais resistência desta vez, mas acabou perdendo com um waza-ari no Golden Score.

Fonte: Brenda Hayashi, UOL – 03/08/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares