Mulher lamenta estragos enquanto furacão Milton se aproximava da Flórida, em 9 de outubro de 2024 — Foto: Bill Ingram/USA Today via Reuters
Fenômeno tocou o solo na costa dos Estados Unidos na noite de quarta-feira e já deixava a região de Tampa rumo a Orlando.
O furacão Milton tocou o solo na Flórida por volta das 21h30 de quarta-feira (9), no horário de Brasília, com ventos estimados em 205 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
O fenômeno chegou na categoria 3, mas foi perdendo força e enfraqueceu para a categoria 1, com ventos de 145 km/h. Na madrugada desta quinta (10), já deixava a região de Tampa rumo a Orlando.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre vítimas.
Apesar de ter perdido força, o fenômeno deve deixar um rastro de destruição, causando inundações na costa da Flórida.
Desde o início da semana, autoridades pedem para que as pessoas que vivem nas zonas em que o governo determinou evacuação — regiões da cidade de Tampa — deixem suas casas. Mais de um milhão atenderam ao pedido, e a operação deixou cidades-fantasmas.
Moradores usam celulares para tirar fotos e iluminar o caminho enquanto caminham por ruas alagadas pelo furacão Milton em Fort Myers, na Flórida — Foto: Chandan Khanna/AFPRuas de Sarasota são alagadas após a chegada do furacão Milton — Foto: Joe Raedle/AFPCarro em uma rua alagada após a passagem do furacão Milton em Brandon, na Flórida — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo/AFPRuas alagadas em Fort Myers, na Flórida, após a passagem do furacão Milton — Foto: Joe Raedle/Getty Images North America/via AFPHomem em cima de árvore durante a passagem do furacão Milton em Tampa, na Flórida — Foto: Julio Cortez/APHomem caminha em estacionamento durante a passagem do furacão Milton em Tampa, na Flórida — Foto: Julio Cortez/APDestroços cobrem o chão próximo a um guindaste que caiu sobre um edifício em São Petersburgo, na Flórida, com os fortes ventos do furacão Milton — Foto: Chris Urso/Tampa Bay Times via APUm guindaste desabou sobre um edifício durante a forte chuva e os ventos causados pelo furacão Milton, em São Petersburgo, na Florida — Foto: Mike’s Weather Page/via ReutersDestroços espalhados em uma rua após o colapso de um guindaste durante a forte chuva e a ventania causados pelo furacão Milton, em São Petersburgo, na Flórida — Foto: Mike’s Weather Page/via ReutersImagem de Sarasota antes da chegada do furacão Milton, em Sarasota, na Flórida, nesta quarta-feira (9). — Foto: Marco Bello/ReutersMulher chora após ver estragos causados pela aproximação do furacão Milton, na Flórida, em 9 de outubro de 2024 — Foto: REUTERS/Ricardo ArduengoFuracão Milton se aproxima da Flórida nesta quarta-feira (9). — Foto: Jose Luis Gonzalez/ReutersDrone mostra casa destruída em Fort Myers, na Flórida, nesta quarta-feira (9), antes da chegada do furacão Milton — Foto: Ricardo Arduengo/ReutersFuracão Milton tocou o solo da Flórida na noite de quarta — Foto: AP/Marta LavandierFuracão Milton se aproxima da Flórida — Foto: ReutersVeja as categorias de furacões segundo a escala Saffir-Simpson — Foto: Juan Silva/g1