terça-feira, setembro 16, 2025
InícioPOLÍTICAEquipe de Igor Normando (MDB) identifica rombo de R$ 155 milhões na...

Equipe de Igor Normando (MDB) identifica rombo de R$ 155 milhões na saúde de Belém

O grupo que representa Edmilson Rodrigues (Psol) garantiu que o tema ainda não foi tratado nas reuniões de transição

Os membros da equipe de transição do governo municipal de Belém que representam o prefeito eleito Igor Normando (MDB) identificaram uma série de problemas na gestão atual. O vice-prefeito eleito, Cássio Andrade (PSB), que comanda a transição pelo lado sucessor, informou com exclusividade à reportagem do Grupo Liberal que existe um rombo de pelo menos R$ 155 milhões apenas na área da saúde. A equipe que representa Edmilson Rodrigues (Psol) disse que o tema ainda não foi tratado nas reuniões de transição.

Segundo Cássio Andrade, a nova gestão vai assumir a Prefeitura de Belém com muitas dívidas. “Com toda certeza, teremos a responsabilidade de fazer um ajuste fiscal, porque são centenas de milhões de reais. Só na saúde, são R$ 155 milhões em déficit. O prefeito eleito se preocupa com isso e precisa dessas informações para fazer ajustes”, adiantou. 

Também em conversa com o Grupo Liberal, o coordenador da Comissão Administrativa de Transição de Mandato (CATM) pelo lado da gestão atual, Marcos Damasceno, detalhou que, se o rombo foi identificado pela equipe que assumirá no ano que vem, ainda não abordado nas reuniões de transição.

“Óbvio que tem déficit, isso é uma informação pública, a nossa despesa é sempre maior do que a arrecadação, é uma realidade não só dessa gestão. Não sei de onde é essa informação, mas, no âmbito da transição, não foi suscitada nenhuma questão de déficit. Mas existe, com certeza. A Sesma é uma secretaria que drena muitos recursos, que não são suficientes. Aí é uma decisão: cortar os serviços e fechar UBSs ou administrar”, defendeu.

Ainda de acordo com Marcos, as visitas da equipe de transição – reunindo os dois lados – já foram feitas às Secretarias de Saúde, Educação e Planejamento. Nos encontros, foram feitas análises de todas as dificuldades das Pastas e apresentações sobre as estruturas dos órgãos, contratos, quadros de pessoal e questões relacionadas ao déficit orçamentário.

Continuidade de contratos

Outra preocupação levantada por Cássio Andrade durante a entrevista foi em relação à continuidade dos contratos da Prefeitura. “Temos a preocupação de assumir em janeiro e ter a interrupção de algum serviço, ter problema com coleta de lixo, com a cobrança do IPTU nas residências pelos Correios, pequenas situações que temos que ter cuidado, porque uma das prioridades ao assumir é dar continuidade a todos os serviços e que não haja interrupção”, adiantou o vice-prefeito eleito.

Segundo Marcos Damasceno, a primeira reunião foi realizada no dia 7 de novembro, para instalação dos trabalhos com todos os membros da Comissão, e o primeiro termo de entrega foi concluído no dia 11, com um balanço preparatório para a transição. Até agora, foram feitos seis desses termos, que incluem documentações de vários órgãos com todas as informações necessárias para o próximo mandato.

“O último foi entregue ontem, por uma determinação do TCM-PA [Tribunal de Contas dos Municípios do Pará]. Apresentamos para a equipe de transição todos os contratos que vão encerrar até 30 de dezembro e todos os que vão se encerrar em até 90 dias após a posse do novo prefeito. Também apresentamos todos os procedimentos licitatórios em curso, que ainda não foram concluídos”, apontou.

O representante da transição explicou que o TCM-PA estabelece essas entregas justamente para que o prefeito sucessor aponte quais são as prioridades e quais contratos devem ser renovados. “Nós devemos informar à Comissão sobre os contratos, mas eles serão renovados ou não de acordo com solicitação do prefeito sucessor. Depende deles. Eles vão dizer quais querem, quais são importantes, qual a prioridade. É uma decisão do prefeito sucessor”, detalhou o membro da equipe atual.

A Prefeitura também já repassou informações sobre o lançamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025, já que o fato gerador ocorre em 1º de janeiro e, portanto, o processamento de dados ocorre desde já, com a geração de guias para serem entregues aos contribuintes da capital.

Limpeza urbana e lixo

Entre as preocupações da equipe de Normando está ainda a questão da zeladoria da cidade, limpeza pública e a situação do aterro sanitário em Marituba, como enfatizou Cássio Andrade. Ele destacou que a equipe da transição ainda não dispõe de todas as informações sobre isso, mas que este deve ser o maior contrato atual da Prefeitura de Belém.

O que vigora hoje é um contrato de prestação de serviço com a empresa Ciclus Amazônia, no modelo Parceria Público Privado (PPP), para administrar o sistema de coleta e tratamento dos resíduos sólidos de Belém. A Ciclus Amazônia deverá operar por um período de 30 anos na capital paraense.

“As informações preliminares dão conta de que a empresa já está pedindo reajuste do contrato e precisamos saber se tem previsão orçamentária para atender ao que eles estão solicitando”, mencionou Cássio. Já Marcos afirmou que a equipe da gestão atual desconhece esse pedido de reajuste. “O contrato é mais ou menos de R$ 35 milhões por mês. Não conheço esse pedido, devem ter formulado isso para a Secretaria de Saneamento (Sesan)”.

Relações harmoniosas e republicanas

Apesar dos entraves observados durante a transição, os dois representantes destacaram ao Grupo Liberal que as relações estão sendo “republicanas”, “harmoniosas” e “tranquilas”. “É um processo contínuo e longo. Os termos estão sendo feitos e estão nos entregando os documentos. O diálogo está sendo tranquilo, estamos na expectativa de que tudo ocorra de forma muito republicana”, observou o vice-prefeito eleito. “O relacionamento tem sido muito tranquilo, estamos formalizando tudo para prestar contas e nenhuma entrega está atrasada. Não temos nenhuma demanda que não tenha sido atendida”, disse Marcos.

A equipe de transição enviou à reportagem as datas de entregas de documentos e de reuniões da Comissão, instituída pela gestão atual para assegurar a continuidade dos serviços públicos e a transparência administrativa na transição para o novo governo. O grupo, composto por integrantes dos dois lados – gestão atual e da futura equipe da Prefeitura – tem a responsabilidade de transferir dados e informações necessárias para o desenvolvimento dos programas, projetos e ações do prefeito eleito.

Reuniões:

  • 1ª reunião: 07/11/2024
  • 2ª reunião: 26/11/202

Termos de entrega:

  • 1º termo: 08/11/2024 (documentação da fase preparatória)
  • 2º termo: 18/11/2024 (complementação dos documentos)
  • 3º termo: 25/11/2024 (documentação da PGM)
  • 4º termo: 25/11/2024 (Recomendação Conjunta n° 01/2024 – MP/2° e 4° PJ/MA/PC/HU e MP/PJ/DCC)
  • 5º termo: 26/11/2024 (contratos da Sefin com Correios e Cinbesa para emissão de IPTU, TLPL e ISS-PF)
  • 6º termo: 26/11/2024 (relação de contratos, convênios e atas de registro de preço da Sesma; e controle de repasses e pagamentos do piso da enfermagem)

Fonte: Elisa Vaz – 27.11.24

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares