terça-feira, setembro 16, 2025
InícioSAÚDEPará tem dia D de combate à dengue, zika e chikungunya neste...

Pará tem dia D de combate à dengue, zika e chikungunya neste sábado (14)

A primeira etapa da campanha levará orientações à população sobre a importância de remover criadouros do mosquito

O Pará receberá o Dia D de Prevenção contra a dengue, zika e chikungunya neste sábado (14), em uma iniciativa nacional do Ministério da Saúde. Com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, a primeira etapa da campanha levará orientações à população sobre a importância de remover criadouros do mosquito. A programação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), será na Usina da Paz do Jurunas, em Belém, das 8h às 12h.

A ação será coordenada pela Coordenação Estadual de Arboviroses que, para a atividade educativa, levará kits entomológicos com ciclo evolutivo de espécies, vídeos do Ministério da Saúde alusivos ao combate ao mosquito e checklist de prevenção semanal contra a dengue. E ainda, as orientações aos profissionais de saúde quanto ao manejo adequado do suspeito das doenças. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Guamá

Também neste sábado, 14, o bairro do Guamá, na capital paraense, recebe o mutirão contra o Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promoverá visitas domiciliares no bairro, uma das áreas com maior risco de transmissão de doenças transmitidas pelo mosquito. A mobilização será das 8h às 13h e contará com o trabalho de 50 agentes de combate às endemias, que irão visitar 1.152 imóveis distribuídos em sete quarteirões do Guamá. 

O ponto de encontro será em frente à Caixa Econômica Federal, localizada entre a avenida José Bonifácio e a rua Paes de Souza. A iniciativa também visa intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti e ampliar a cobertura nas áreas ainda não atingidas por ações anteriores de controle de focos. Segundo a Sesma, com isso é possível contribuir para o controle da disseminação do Aedes aegypti e a redução dos casos de dengue, especialmente neste período sazonal, com aumento nos índices de notificações da doença.

Importância 

A mobilização será realizada simultaneamente em todo o Brasil. Durante a ação, os agentes irão orientar os moradores sobre os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros, como caixas d’águas abertas, pneus, garrafas e outros recipientes que acumulam água das chuvas. Além disso, também será feita a verificação da situação de imóveis e ações de controle e prevenção, com o objetivo de minimizar os impactos das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue.

Tem-se registrado um aumento de casos da doença em várias regiões do Brasil, incluindo o município de Belém, de acordo com a Sesma. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesma, desde o início do ano até o momento foram registrados 3.000 casos de dengue na capital. Os bairros com maior número de casos confirmados são Guamá (278), Pedreira (211) e Jurunas (186). 

Programação nacional

O Dia D é uma iniciativa nacional do Ministério da Saúde que une Governo Federal, estados, municípios e a população no controle da doença. A ação busca conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. 

Ao longo do dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias estarão uniformizados e devidamente identificados, visitando residências em todo o país. “Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental. O trabalho deles é essencial na prevenção e no controle da dengue”, lembra a ministra. 

Serviço

Dia D – Sespa

Data: 14/12 (sábado)
Horário: das 8h às 12h
Local: Usina da Paz do Jurunas, na travessa Quintino Bocaiúva

Dia D – Sesma

Data: 14/12 (sábado)
Horário: das 8h às 13h
Local: ponto de encontro Caixa Econômica Federal, entre a avenida José Bonifácio e rua Paes de Souza, no Guamá

Fonte: O Liberal – 13.12.24 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares