terça-feira, setembro 16, 2025
InícioMUNDOAluno pinta suástica no rosto em formatura de universidade federal

Aluno pinta suástica no rosto em formatura de universidade federal

Estudante da UFRGS é advertido por usar suástica na formatura. Universidade toma medidas e investiga o caso, gerando reações entre alunos e entidades

O uso de símbolos que remetam a grupos supremacistas como o nazismo é considerado crime no Brasil e tem como base a lei 7,716/89. Nela versa que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. Apesar das mais variadas formas de informações a respeito, nem mesmo o ambiente acadêmico está imune a esse tipo de prática.

Um aluno da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tentou participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto nesta terça-feira (18). A universidade interveio e o proibiu de colar grau com o símbolo. O estudante alegou que o desenho era um símbolo hindu, mas removeu a pintura após advertência.

O aluno, formando do curso de Engenharia de Minas da UFRGS, compareceu à cerimônia de formatura com a suástica pintada no rosto. O símbolo, associado ao nazismo, foi identificado antes do início da solenidade, e a universidade tomou medidas imediatas.

O vice-reitor e o coordenador de segurança da UFRGS foram até a sala onde os formandos se preparavam e advertiram o aluno. Ele foi informado de que, caso não removesse a pintura, não poderia participar da colação de grau e seria encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.

“Ele alegou que se tratava de um símbolo hindu e negou qualquer associação ao nazismo”, disse a UFRGS em nota.

De acordo com a universidade, após a advertência, o aluno removeu a suástica e substituiu-a por outros símbolos ligados ao hinduísmo – como o Om – e participou da cerimônia.

A UFRGS decidiu registrar um boletim de ocorrência na Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e avaliará medidas administrativas cabíveis.

REAÇÕES E INVESTIGAÇÕES

Reações e investigações

O caso gerou revolta entre estudantes e entidades representativas. A UNE (União Nacional dos Estudantes) emitiu uma nota classificando o ato como “absurdo” e exigindo a anulação da formatura e da entrega do diploma ao aluno. “Enviaremos ainda hoje ofício à Reitoria da Universidade exigindo a anulação da entrega do diploma e da formatura do aluno”, disse a UNE em comunicado.

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFRGS também se manifestou, pedindo uma investigação rigorosa para evitar que situações semelhantes se repitam. O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) registrou um boletim de ocorrência na DCI (Delegacia de Combate à Intolerância) contra o formando.

O fascista pintou uma suástica no rosto no dia das fotos de formatura da engenharia de minas da UFRGS.

“A tática é a mesma em todo o mundo, querem causar confusão ao dizer que ser neonazista é liberdade de expressão”, falou Leonel Radde, deputado estadual.

O QUE DIZ A LEI

A apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme a Lei 7.716/1989. A legislação prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para quem fabrica, comercializa, distribui ou veicula símbolos nazistas, como a suástica.

A UFRGS reforçou em nota que não tolera manifestações de ódio, intolerância ou ataques aos direitos humanos em seus espaços. A decisão de prosseguir com a cerimônia foi tomada para preservar o momento dos demais formandos e seus familiares.

A Polícia Federal avaliará o caso após o registro do boletim de ocorrência. A UFRGS também analisará medidas administrativas internas, que podem incluir sanções ao aluno.

Fonte: Mayra Monteiro, Folhapress – 19/02/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares