Arqueólogos detectaram construção com cerca de 10 mil anos nas ilhas Ryukyu, que pode ser a mais antiga do que as existentes na África e nas Américas
Um monumento submerso no Japão chamou a atenção da comunidade científica internacional e levantou debates sobre as origens das construções humanas. Encontrada a cerca de 25 metros de profundidade, próximo às ilhas Ryukyu, o Monumento de Yonaguni é uma formação escalonada de pedra que pode ter até 25 metros de altura. Especialistas consideram a estrutura semelhante a de uma pirâmide.
Vista pela primeira vez por mergulhadores em 1986, a estrutura impressiona por possuir ângulos retos, escadarias simétricas e formas que remetem à arquitetura monumental. Embora parte da comunidade científica veja características naturais na formação, alguns pesquisadores e autores defendem a hipótese de que seja uma intervenção humana.
Estudos mais recentes, como os conduzidos pelo geólogo japonês Masaaki Kimura, sugerem que o monumento teria sido construído há mais de 10 mil anos, antes do fim da última Era do Gelo. Isso colocaria a suposta pirâmide como anterior às pirâmides egípcias e ao monumento de Stonehenge, no Reino Unido, consideradas as construções mais antigas do mundo.
Já outros pesquisadores, como o arqueólogo Flint Dibble, defendem que a estrutura se trata de uma formação geológica natural, resultado de processos tectônicos e da erosão ao longo do tempo.
Em contrapartida, o escritor britânico Graham Hancock, conhecido por teorias sobre civilizações perdidas, argumenta que a precisão das formas, os degraus e até a presença de um suposto rosto esculpido indicam que o monumento foi feito por humanos. “Já vi muitas formações naturais estranhas e não vejo nada aqui que me lembre da arquitetura humana”, disse.
Algumas pessoas chamam o local onde a suposta pirâmide foi encontrada de “Atlântida do Japão”, visto que não há registros de uma comunidade que pudesse ter habitado essa parte das ilhas Ryukyu no momento da construção.
O debate sobre o monumento entrou em uma nova fase após ser abordado em episódios do podcast ‘The Joe Rogan Experience’, um dos mais populares dos Estados Unidos, que aumentou o interesse do público geral e impulsionou o turismo de mergulho na região.
Até o momento, as pesquisas seguem sem conclusão definitiva. A estrutura permanece como um enigma arqueológico, dividindo opiniões entre formação natural e possível vestígio de uma civilização extinta. Se comprovada a ação humana, o Monumento de Yonaguni poderá ser uma das mais antigas obras construídas pela humanidade.
Fonte: Júlia Marques – 30/04/2025