sexta-feira, agosto 22, 2025
InícioPOLÍTICAJanguiê Diniz aclamado presidente da ABMES

Janguiê Diniz aclamado presidente da ABMES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) empossa na terça-feira 13 Janguiê Diniz como diretor-presidente da entidade para a gestão 2025–2028. Eleito pela chapa Autonomia e Ação por aclamação, ele assume com o compromisso de intensificar a defesa da educação superior particular, ampliar a articulação institucional e fortalecer a atuação técnica e política da Associação frente aos desafios contemporâneos da educação. A cerimônia será na sede da ABMES, em Brasília.

Dedicado há mais de duas décadas à ABMES, Janguiê Diniz já ocupou os cargos de vice-presidente, diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração da entidade. Fundador do Grupo Ser Educacional, é advogado, professor, empreendedor e escritor, com atuação destacada nas áreas jurídica, educacional e empresarial. Sua trajetória de liderança no setor é reconhecida em âmbito nacional e internacional.

Sob o lema Autonomia e Ação, a nova gestão pretende consolidar uma ABMES plural, combativa e independente, com atenção especial à valorização da ciência, inovação e sustentabilidade, e à promoção de políticas públicas que articulem qualidade, inclusão e diversidade. “Queremos fortalecer a ABMES enquanto órgão representante ativo e forte, sendo uma ponte entre as necessidades dos diversos players do setor e o poder público. A Associação seguirá com seu papel de impulsionar a Educação Superior privada no Brasil, o que significa, em última análise, investir na formação de um futuro melhor para o país”, declara o novo diretor-presidente. A proposta contempla também o fortalecimento da presença do setor junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a defesa da livre iniciativa e o estímulo à formação empreendedora nas instituições privadas de ensino superior.

Fundada em 1982 para representar entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional, com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares, a ABMES congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior. Já teve como presidentes nomes importantes da educação nacional, como Cândido Mendes, Édson Franco, Gabriel Mário Rodrigues, Celso Niskier e Janguiê Diniz, que retorna à liderança do órgão.

O professor Celso Niskier, que presidiu a ABMES nas gestões 2019–2022 e 2022–2025, assume agora a presidência do Conselho de Administração. Com extensa atuação em inteligência artificial e liderança acadêmica, Niskier é reitor da UniCarioca e membro do Conselho Nacional de Educação.  

“A nova gestão da ABMES inicia com espírito coletivo, técnico e inovador. Vamos fortalecer a representatividade institucional e trabalhar para que a educação superior particular siga como protagonista no desenvolvimento do país”, acentua Diniz, informando que também estão estruturados comitês temáticos voltados a áreas estratégicas, como inovação, ESG, educação profissional e tecnológica, políticas públicas e pequenos e médios mantenedores.

Fonte: Uruá-Tapera – 5 de maio de 2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares