sábado, setembro 13, 2025
InícioMUNDOTerremoto de magnitude 6,4 causa danos no norte do Chile

Terremoto de magnitude 6,4 causa danos no norte do Chile

Tremor afetou serviço elétrico e ocasionou pequenos deslizamentos de terra, de acordo com relatórios oficiais.

Um terremoto de magnitude 6,4 foi registrado nesta sexta-feira (6) na região do Atacama, no norte do Chile.

O tremor afetou serviço elétrico e ocasionou pequenos deslizamentos de terra, de acordo com relatórios oficiais.

O sismo foi registrado às 13h15 locais (14h15 de Brasília), 54 quilômetros ao sul da cidade de Diego de Almagro, segundo o Centro Sismológico Nacional.

Em uma mensagem em sua conta do X, o presidente Gabriel Boric disse que as autoridades locais informaram que “não há vítimas reportadas até o momento”.

Também declarou que convocou o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) “para consolidar informações e avaliar danos”.

Segundo a imprensa local, houve pequenos deslizamentos de terra em vários pontos da cidade de Copiapó, 800 quilômetros ao norte de Santiago.

Pré-candidata à presidência dava entrevista

pré-candidata à presidência Carolina Toha conversava com dois jornalistas em um podcast local sobre suas propostas de campanha quando o estúdio começou a tremer.

Os entrevistadores e Toha interromperam a transmissão, levantaram-se imediatamente de suas cadeiras e deixaram o estúdio.

23 mil pessoas sem luz

“Como resultado deste terremoto, 23.000 clientes tiveram o fornecimento [de eletricidade] interrompido na região do Atacama”, e foram registrados pequenos deslizamentos de terra, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão de emergências do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres.

A empresa estatal Codelco, a maior produtora mundial de cobre, afirmou que nenhuma de suas operações na área “registrou qualquer dano a pessoas ou instalações”.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo. Três placas tectônicas convergem em seu território: Nazca, Sul-americana e Antártica.

Em 1960, a cidade de Valdivia (sul) foi devastada por um terremoto de magnitude 9,5, considerado o mais forte já registrado, deixando 9.500 mortos.

Em 2010, um sismo de magnitude 8,8, seguido de um tsunami, deixou mais de 520 mortos.

Fonte: Por France Presse – 07/06/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares