sábado, setembro 13, 2025
InícioMUNDORua das Rosas será mais uma rota de acesso entre avenidas em...

Rua das Rosas será mais uma rota de acesso entre avenidas em Belém

A Rua das Rosas em Belém se torna uma nova rota de acesso, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores da região.

As obras de mobilidade urbana em Belém será um legado da COP 30 para a cidade, garantindo mais inclusão entre diversas vias no centro e na região metropolitana da cidade.

Integrando um novo corredor de circulação entre as Avenidas Centenário e Augusto Montenegro, a Rua das Rosas, no bairro do Benguí, passa a contribuir para a fluidez do trânsito em uma das principais regiões de Belém. Requalificada como parte das obras de macrodrenagem dos Canais Benguí e Marambaia, a via compõe o conjunto de melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana que a cidade recebe como legado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em novembro deste ano.

A Rua das Rosas será uma importante rota de ligação com acesso facilitado pela Avenida dos Planetas, no entorno dos Canais Benguí e Marambaia, que irá desafogar o trânsito da Avenida Mangueirão em dias de grandes eventos no Estádio Olímpico do Pará. “É uma obra importante no contexto da mobilidade da região dos bairros do Benguí e do Mangueirão, melhorando a trafegabilidade e dando mais fluidez aos veículos particulares e aos que prestam serviços públicos, como ambulâncias, viaturas policiais, caminhões de coleta de lixo, carros e motos por aplicativo. Ela vai garantir mais qualidade de vida às pessoas que moram naquela região”, afirma o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Ao longo de cerca de 750 metros, a Rua das Rosas recebeu adequação viária que envolve pavimentação asfáltica, calçada com acessibilidade, sarjeta, meio-fio, sinalização, sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem, além de aterramento de quintais.

Moradora da Rua das Rosas há 34 anos, a dona de casa Maria Gonzaga comemorou a transformação da via, antes composta por bloquetes em um trecho e lama e mato em outro. “Pra mim, isso que foi feito aqui é motivo de alegria, de agradecer por uma moradia, uma rua digna. Eu poderia não estar viva para ver isso, mas o milagre está acontecendo. Era muito difícil um carro entrar aqui para buscar um idoso ou uma pessoa com deficiência. Agora podemos receber qualquer veículo, o Uber, a ambulância. Gratidão aos trabalhadores e ao governo do Estado por essa obra”, destacou.

Canais Benguí e Marambaia

As obras nos canais, que incluem a adequação da Rua das Rosas, alcançaram 80% de execução nesta semana. O projeto vai beneficiar cerca de 200 mil moradores com a retificação de quase 1,9 quilômetro dos canais, além de infraestrutura com a implantação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e uma Estação Elevatória de Esgoto. O investimento é realizado pelo Governo do Pará, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo Federal.

Investimento histórico

Por meio do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, o Governo do Pará avança em uma série de obras de reurbanização nos canais da capital, com o objetivo de prevenir alagamentos e melhorar a qualidade de vida de mais de 500 mil pessoas. As obras contemplam as Bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una. Desde 2019, o Estado já investiu na requalificação de 17 canais em Belém, dos quais 13 compõem o legado da COP30.

Fonte: Laura Vasconcelos, Agência Pará – 08/06/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares