sábado, setembro 13, 2025
InícioPOLÍTICABelém: Movimentos sociais celebram condenação de Bolsonaro

Belém: Movimentos sociais celebram condenação de Bolsonaro

Movimentos sociais celebram a condenação de Jair Bolsonaro em ato em Belém, destacando a importância da defesa da democracia e dos direitos humanos.

Movimentos sociais e entidades da sociedade civil realizaram em Belém, ontem (12), um ato de comemoração pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da trama golpista, encerrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (11).

O ato começou na Praça Pedro Teixeira, na Campina, e seguiu até a Praça da República. “A gente montou um grupo no WhatsApp, fez uma coleta via Pix, recebendo dinheiro, e foi com isso que custeamos tudo isso aqui e também o cortejo”, explica Max Costa, um dos organizadores. No início do evento, os organizadores distribuíram cerveja gratuitamente para os participantes.

Segundo ele, a ideia foi celebrar a consolidação democrática que o julgamento representa, ao punir não apenas o ex-presidente, mas também altos oficiais das Forças Armadas e ex-integrantes do governo. “Pessoas que perderam familiares durante a pandemia tiveram que enfrentar o negacionismo, o racismo, a misoginia, a LGBTfobia. Então, a condenação do Bolsonaro é a celebração de um outro momento, da importância de fortalecermos as liberdades democráticas no país”, completou Costa.

Renata Moara, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), reforça que o evento foi importante para marcar o apoio social ao Estado Democrático de Direito. “Hoje é um passo importante para a defesa do Estado Democrático e dos Direitos. Nós sabemos que a democracia que a gente vive precisa avançar, porque ainda retira muitos direitos dos marginalizados, povos indígenas, quilombolas e negros. Mas nós não podemos, de forma alguma, permitir que ela seja perdida”, afirmou.

Ao longo do ato, os participantes celebraram em tom pacífico a decisão do Supremo, gritaram palavras de ordem com o ex-presidente e contra o projeto de anistia aos crimes julgados que a oposição tenta aprovar no Congresso Nacional.

Fonte: Pedro Valdez/Diário do Pará – 13/09/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares