Ação da Sesma busca ampliar cobertura vacinal e evitar retorno da doença; público-alvo inclui crianças e adultos até 59 anos.
A saúde pública depende não apenas de tratamentos eficazes, mas também da prevenção contínua. Campanhas de imunização em espaços abertos e de grande circulação de pessoas têm sido estratégias fundamentais para barrar doenças que já foram controladas, mas que podem voltar a ameaçar a população caso os índices vacinais diminuam.
Com esse propósito, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove neste domingo (28), das 8h às 12h, uma mobilização especial de vacinação contra o sarampo na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. A ação tem como meta reforçar a proteção da população, ampliar a cobertura vacinal e prevenir a volta da doença volte a circular no país.
O público-alvo é formado por crianças de 6 a 11 meses, que devem receber a chamada “dose zero”, além da população em geral, na faixa etária de 1 a 59 anos. Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS, além da carteira de vacinação, caso disponível.
DOENÇA VIRAL
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por vias respiratórias, e pode causar complicações graves, como pneumonia e encefalite. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção, sendo recomendada por autoridades de saúde no mundo todo.
No Brasil, o Ministério da Saúde alerta que a queda nos índices vacinais observada na última década abre espaço para novos surtos, o que reforça a importância de iniciativas como a deste domingo em Belém.
Fonte: Sales Coimbra, Agência Belém – 26/09/2025