segunda-feira, setembro 29, 2025
InícioMUNDOLula participa de corrida do MEC, alfineta motociatas de Bolsonaro e defende...

Lula participa de corrida do MEC, alfineta motociatas de Bolsonaro e defende soberania nacional

Evento reúne autoridades, servidores, terceirizados, atletas amadores e comunidade na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC) em Brasília neste domingo (28).

Ele aproveitou para defender a soberania nacional e alfinetar as motociatas geralmente organizadas aos domingos durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

🥇 Além de Lula, o evento reúne autoridades como ministros, servidores e trabalhadores do ministério, atletas amadores e a comunidade na Esplanada dos Ministérios, que disputarão em categorias como masculino, feminino e paratletas.

👟 Lula participou da caminhada de 3 km, o evento também contou com corrida de 5 km e 10 km. O presidente realizou o percurso em 34 minutos – largou às 7h18 e passou pela linha de chegada às 7h52.

🏃 Durante o percurso, o presidente decidiu fazer pequenas corridas. Foram quatro pequenos trechos correndo ao longo da Esplanada.

“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia que a gente vai tornar o Brasil soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, disse Lula em vídeo gravado durante a caminhada.

👉🏼 A primeira dama Janja da Silva deve acompanhar o presidente no percurso. Além disso, está prevista a participação dos ministros:

  • Camilo Santana (PT), da Educação;
  • Fernando Haddad (PT), da Fazenda;
  • Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia;
  • Alexandre Padilha (PT), da Saúde; e
  • Gleisi Hoffmann (PT), das Relações Institucionais.

Além dos ministros, também participaram o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente do PT, Edinho Silva.

Ao final do percurso, o presidente discursou. Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula fez uma crítica aos passeios de moto que Bolsonaro – hoje em prisão domiciliar – fazia com apoiadores.

“Gente, isso aqui [mostra] a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, disse Lula.

Fonte: Vinícius CasselaBeatriz Borges, g1 e GloboNews — Brasília – 28/09/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares