sexta-feira, dezembro 5, 2025
InícioMUNDOInmet emite aviso laranja de perigo para tempestade em 10 estados do...

Inmet emite aviso laranja de perigo para tempestade em 10 estados do Brasil

Alerta vale até terça (18) e abrange Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Previsão indica risco de alagamentos, granizo, quedas de árvores e cortes de energia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade que vale até as 10h desta terça-feira (18) e cobre uma extensa faixa do país, do Centro-Oeste ao Sudeste e parte do Sul. O grau de severidade do comunicado meteorológico é classificado como laranja, que significa “perigo“.

O aviso laranja inclui todo o Mato Grosso do Sul e o Rio de Janeiro, parte de Mato GrossoGoiásMinas GeraisSão PauloParaná e Santa Catarina, além do sul do Espírito Santo e o extremo leste de Rondônia, como mostra o mapa abaixo.

Os meteorologistas apontam que os temporais devem se intensificar na terça-feira (18) em áreas do Sul e do Sudeste, com chuva mais forte e volumosa em função da combinação de sistemas meteorológicos que atuam ao mesmo tempo no Brasil (leia mais abaixo ou veja no vídeo acima).

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) mantém alertas para três estados por risco de alagamentos e inundações e para risco de deslizamentos de terras e quedas de barreiras.

🚨 Risco de alagamentos e deslizamentos no Sul e Sudeste

O Cemaden aponta que, nesta segunda-feira (17), há alertas de risco hidrológico e geológico ativos para diferentes áreas do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O risco de alagamentos é MODERADO nas regiões de Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba (PR), onde a chuva deve variar de moderada a forte ao longo do dia, favorecendo pontos de água acumulada, extravasamento de córregos canalizados e alagamentos temporários em áreas urbanas rebaixadas.

No Rio de Janeiro, o trecho entre Petrópolis e Teresópolis está em risco ALTO para enxurradas e inundações rápidas, por causa de pancadas isoladas de forte intensidade.

Áreas com risco de alagamentos e inundações nesta segunda (17). — Foto: Cemaden/Reprodução
Áreas com risco de alagamentos e inundações nesta segunda (17). — Foto: Cemaden/Reprodução

Já a região metropolitana do Rio e o litoral entre Angra dos Reis e Paraty têm risco MODERADO, cenário semelhante ao de Belo Horizonte (MG), onde pancadas de chuva podem provocar enxurradas e transbordamento de canais de drenagem. Também há atenção para deslizamentos de terra na região de Barbacena (MG), onde o alerta é moderado.

CATEGORIA DE RISCO – Os avisos do Cemaden se dividem em duas categorias: risco hidrológico e risco geológico. Enquanto os hidrológicos englobam eventos como alagamentos urbanos e inundações de pequenos córregos, por exemplo, os geológicos se referem a deslizamentos de terras e quedas de barreiras.

🚨Os ALERTAS para cada risco podem ser de três níveis:

  • Moderado: quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, é previsto um impacto moderado para a população.
  • Alto: a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu potencial impacto. Nesse cenário, recomendam-se ações como verificação das áreas de risco e acionamento dos órgãos locais de apoio.
  • Muito alto: existe alta probabilidade de ocorrência do fenômeno, com chances de grande impacto para a população. Há a recomendação para acionamento do sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco e deslocamento de equipes para atendimento nas áreas de risco.

Aviso meteorológico laranja do Inmet

O atual aviso laranja do Inmet inclui a previsão é de chuva forte, que pode chegar a 100 milímetros, ventos entre 60 e 100 km/h e risco de granizo, com possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia.

Em São Paulo, a capital estava em estado de atenção para alagamentos na tarde desta segunda-feira. A previsão é de que a chuva forte continue pelo menos até o início da noite, atingindo também o litoral paulista. Segundo meteorologistas, os temporais devem ganhar ainda mais intensidade nas próximas horas.

‘Combustível’ para temporais: frente fria e rios voadores

O cenário de instabilidade é resultado da combinação de calor abafado com a passagem de uma frente fria pelo Sudeste. O ar quente funciona como um “combustível” para a formação de grandes nuvens de chuva.

Outro elemento importante é a atuação do chamado jato de baixos níveis, também conhecido como “rios voadores” – uma corrente de ar úmido que traz umidade da região amazônica.

Quando esse corredor está ativo, costuma chover ao longo de praticamente todo o trajeto.

Com isso, a faixa mais crítica de chuva forte se estende de Minas Gerais até Santa Catarina. Cidades como Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e Belo Horizonte devem registrar temporais mais significativos.

Em São Paulo, chove um pouco menos em comparação a essas áreas, com máximas entre 22°C e 28°C.

Norte e Centro-Oeste: calor e temporais

Em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste, quase toda a Região Norte e também em áreas do Sul, o padrão é de chuvas intercaladas com calor.

As temperaturas máximas previstas ilustram bem o calorão:

  • Teresina: 35°C, com ar seco
  • Palmas: 35°C
  • Cuiabá: 35°C
  • Rio de Janeiro: 36°C
  • Boa Vista Porto Velho: 34°C
  • Manaus: 33°C
  • Salvador e Vitória: 32°C

Nordeste em alerta para umidade do ar muito baixa

Enquanto temporais avançam em outras regiões, o Nordeste enfrenta o problema oposto: ar muito seco.

Em praticamente toda a região, a umidade relativa do ar pode cair para valores abaixo de 15%, patamar considerado muito baixo.

Nessas condições, aumentam os riscos de problemas respiratórios, desconforto térmico, irritação nos olhos e na garganta, além de maior probabilidade de queimadas.

Avanço da frente fria e previsão para os próximos dias

A frente fria que hoje atua no Sudeste deve avançar até o Recôncavo Baiano até quinta-feira, provocando temporais em cidades da Bahia.

Os meteorologistas destacam ainda que:

  • Os temporais devem se intensificar na terça-feira (18) em áreas do Sul e do Sudeste, com chuva mais forte e volumosa em função da combinação de sistemas meteorológicos atuando ao mesmo tempo.
  • O calor permanece em todas as regiões, com destaque para o Centro-Norte, com áreas que continuam registrando máximas na casa dos 35°C.

Fonte: Redação g1 – 17/11/2025

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares