Companhia australiana Qantas encomendou 12 aviões do modelo e afirma que eles poderão voar até 22 horas sem paradas, permitindo ligar a Austrália diretamente a destinos como Londres e Nova York.
O recorde de voo comercial mais longo do mundo sem paradas poderá ser superado por um novo avião: o A350-1000ULR, da fabricante europeia Airbus.
A aeronave poderá voar por até 22 horas seguidas, sem a necessidade de parada, informou a companhia aérea australiana Qantas.
Ele teria a capacidade de conectar destinos como Londres e Nova York à Austrália, em trechos que podem representar a rota aérea ininterrupta mais longa do planeta.
Atualmente, o voo mais longo do mundo é operado pela Singapore Airlines e dura cerca de 18 horas, ligando Nova York a Singapura, segundo o Flightradar24, site que monitora voos pelo mundo.
A Qantas encomendou 12 aviões desse modelo e divulgou novas imagens da primeira unidade, que deve ficar pronta em 2026. O voo comercial de estreia está previsto para o primeiro semestre de 2027.
Segundo a companhia, pela primeira vez será possível voar sem paradas entre a Austrália e destinos como Londres e Nova York. Na prática, essa mudança pode reduzir em até quatro horas o tempo total das viagens.
A empresa, porém, ainda não detalhou a duração exata dos novos trechos.
O investimento faz parte do que a empresa chamou de Projeto Sunrise (“nascer do Sol”). Ele ganhou esse nome porque, devido à diferença do fuso horário entre a Austrália e o restante do mundo, os passageiros poderão ver o nascer do sol duas vezes nos voos mais longos.
O modelo comprado pela Qantas é uma versão de alcance ultralongo do A350-1000. Uma das diferenças é um tanque adicional com capacidade para mais 20 mil litros de combustível.
Para oferecer mais conforto, a companhia levará no máximo 238 passageiros por voo, abaixo dos cerca de 300 lugares da versão padrão da aeronave.
O projeto da Qantas inclui uma zona de bem-estar com opções para passageiros alongarem as pernas, se alimentarem e se hidratarem. Além disso, todos terão acesso a Wi-Fi durante o voo.
O avião terá 6 assentos na primeira classe, 52 na classe executiva, 40 na classe econômica premium e 140 na classe econômica. Saiba mais sobre cada uma delas:
- Primeira classe com quarto privativo com poltrona reclinável, cama, TV de 32″, seis áreas para armazenar objetos, guarda-roupa e espaço para trabalhar e comer;
- Classe executiva com poltrona larga de 2 metros de comprimento (que pode virar cama), TV de 18″, mesa de apoio, carregador sem fio, área de armazenamento e opção para fechar a cabine;
- Classe econômica premium com apoios para pernas e cabeça, tela de 13,3″ e porta-luvas pessoal;
- Classe econômica com apoio para cabeça, espaço extra para pernas, tela de 13,3″.
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A empresa também disse ter trabalhado com especialistas em sono para reduzir os efeitos do jet lag com a adoção de iluminação e horários de refeição mais adequados.
A companhia aérea já tinha anunciado o plano de comprar os novos aviões da Airbus em 2019, mas, por conta da pandemia, o negócio só foi oficializado em 2022.
No início de novembro de 2025, a empresa informou que a primeira aeronave estava na linha de montagem da Airbus em Toulouse, na França. Já foram instalados componentes como as seções frontal, central e traseira, assim como asas, cauda e trem de pouso.
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Fonte: Redação g1 – 01/12/2025


