quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioECONOMIAQuem é o empresário denunciado por clientes de banco digital em SP...

Quem é o empresário denunciado por clientes de banco digital em SP por suspeita de golpe milionário

Eduardo Scatambulo Ribeiro é alvo de inquérito policial em Ribeirão Preto e de ações na Justiça. Vítimas alegam que ficaram sem acesso aos valores investidos entre 2023 e 2024.

O empresário Eduardo Scatambulo Ribeiro, denunciado à Polícia Civil por clientes do Tresory Bank por suspeita de estelionato, se apresenta nas redes sociais como especialista no mercado financeiro.

Entre as habilidades estão experiência em operações internacionais, soluções para gestão de transações financeiras e experiência para atender necessidades específicas de cada cliente.

Nesta semana, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou relatos de pessoas que afirmam ter investido quantias que chegam a mais de R$ 500 mil no banco digital de Scatambulo, que mantém operações na região de Ribeirão Preto (SP). A promessa, segundo elas, era de rendimentos mensais de 2% em cima dos valores depositados.

Os clientes acusam Scatambulo de cortar a comunicação após sucessivas cobranças pelos depósitos dos rendimentos, tentativas de resgate dos investimentos e do lucro sobre eles.

O problema se arrasta desde o fim de 2024 e o dinheiro nunca foi devolvido, alegam as vítimas.

A defesa do empresário não foi encontrada para comentar o assunto até a última atualização desta reportagem.

Perfil profissional

De acordo com o perfil profissional nas redes sociais, o empresário se formou em administração em 2017. Ele teve atuações no varejo, em um banco digital e em um escritório de finanças até chegar ao cargo de agente comercial de um grande banco na região de Belo Horizonte (MG).

Desde janeiro de 2018, segundo o perfil, Scatambulo é CEO do Tresory Bank. Um documento emitido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) mostra que ele se tornou diretor presidente da empresa pela primeira vez em junho de 2023 após a antiga diretoria renunciar.

O nome Tresory Bank passou a aparecer na documentação em maio de 2023 após alteração da atividade econômica e do objeto social da empresa, mas como instituição de pagamentos.

Scatambulo descreve a atuação do grupo Tresory como securitizadora, gestora e instituição de pagamentos.

Anúncio do Tresory Bank em perfil em rede social Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/Instagram
Anúncio do Tresory Bank em perfil em rede social Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/Instagram

No perfil ativo no Instagram, o Tresory Bank se define como um banco digital voltado a empreendedores que possuem pequenas e médias empresas. As soluções financeiras são para atender necessidades específicas desses negócios para seu crescimento e desenvolvimento.

Conta digital, cartão de crédito, acesso a crédito rápido, taxas competitivas em investimentos e criptomoedas, redução de custos financeiros, melhoria na gestão do dinheiro e proteção de negócios são algumas das vantagens oferecidas aos clientes.

Os dados do Tresory Bank não constam na lista de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Em 2023, o banco digital chegou a vencer uma premiação na região de Ribeirão Preto na categoria negócio revelação. Fotos da noite de gala estão publicadas no perfil da empresa.

Eduardo Scatambulo Ribeiro, sócio do Tresory Bank em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/LinkedIn
Eduardo Scatambulo Ribeiro, sócio do Tresory Bank em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/LinkedIn

Suposto trabalho para o Vaticano

O bancário Nicolas Simonacci é amigo de infância do empresário. Ele e a esposa, a administradora Mariana Santini, tinham investido cerca de R$ 500 mil no Tresory Bank por causa da relação de confiança.

O casal alega que os sucessivos atrasos nos depósitos dos rendimentos e as tentativas em vão de recuperar o investimento sempre eram acompanhados de desculpas.

Segundo Nicolas, uma das justificativas dada para resolver os problemas com os clientes era de que o dinheiro que Scatambulo usaria estava em uma conta fora do país porque ele prestou serviços ao Vaticano.

“Ele falou que fez uma operação para o Ministério do Vaticano. Que eles estavam com doações atrasadas de criptomoedas, então ele dizia que fieis católicos de igrejas do mundo inteiro faziam doações para o Vaticano via criptomoeda e o Vaticano não sabia desbloquear e receber esse dinheiro. Então ele, de uma forma genial, foram atrás dele para conseguir essa solução e ele falou que ele destravou para o Vaticano 32 bilhões de doações e recebeu uma comissão de 103 milhões de euros”, conta o bancário.

Extrato de quantia eu euros apresentada por empresário a cliente do Tresory Bank — Foto: Reprodução/EPTV
Extrato de quantia eu euros apresentada por empresário a cliente do Tresory Bank — Foto: Reprodução/EPTV

Casa em condomínio de luxo e viagens

Nos contratos do Tresory Bank com os clientes constam o endereço do empresário. O local é um condomínio de alto padrão em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto.

Segundo Nicolas, antes de ser bloqueado nas redes sociais, Scatambulo dizia que estava sempre em viagens ao exterior.

“Ele falava muito que vai para Dubai, que vai para Itália, para Portugal fechar contrato. E aí a história do Vaticano também, que ele tinha que ir lá assinar documento porque não tem documento digital na Itália”, diz.

Endereço do empresário Eduardo Scatambulo Ribeiro, suspeito de dar golpe em clientes de banco digital Ribeirão Preto — Foto: Aurélio Sal/EPTV
Endereço do empresário Eduardo Scatambulo Ribeiro, suspeito de dar golpe em clientes de banco digital Ribeirão Preto — Foto: Aurélio Sal/EPTV

Fonte: Thaisa Figueiredo, g1 Ribeirão e Franca – 31/01/2026

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares