sábado, outubro 31, 2026
InícioMUNDOApós ameaça de envenenamento da água, indígenas de Tacuru relatam medo; conheça...

Após ameaça de envenenamento da água, indígenas de Tacuru relatam medo; conheça as comunidades

Com quase 40% da população formada por indígenas, município do sul de MS tem duas importantes áreas Guarani-Kaiowá. Ameaça contra água consumida por moradores é investigada pelo MPF.

A ameaça de envenenar a água consumida por indígenas em Tacuru, no sul de Mato Grosso do Sul, colocou em evidência a realidade das comunidades Guarani-Kaiowá que vivem no município, onde quase quatro em cada dez moradores são indígenas. O caso levou ao afastamento de dois servidores municipais e está sob investigação do Ministério Público Federal (MPF). Uma comitiva formada por três ministros está em Mato Grosso do Sul para acompanhar a situação.

Até o momento, não foram encontrados indícios de que a água tenha sido envenenada. Em outra apuração, relacionada a denúncias de mortes na região, o MPF não encontrou elementos que confirmassem que as vítimas eram indígenas.

Mas a presença indígena em Tacuru e os conflitos enfrentados pelas comunidades são muito anteriores à repercussão do áudio. A história passa pela ocupação tradicional do território, pela criação de reservas, por reivindicações territoriais e, mais recentemente, por desafios relacionados ao acesso à água e à segurança.

Tacuru tem 10.808 habitantes, segundo o Censo de 2022. Desse total, 4.256 se declararam indígenas, o equivalente a aproximadamente 39,4% da população.

Duas áreas indígenas ficam no município: Sassoró e Jaguapiré, habitadas pelo povo Guarani-Kaiowá. Há ainda indígenas vivendo na área urbana. O coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Ponta Porã, Tonico Benites, estima que entre 30 e 40 famílias indígenas morem na cidade.

Ainda conforme Tonico, as duas comunidades contam com escolas e unidades de saúde. Na Aldeia Jaguapiré, há duas escolas municipais. Já na Aldeia Sassoró, são três escolas municipais e uma estadual.

Cada uma das aldeias também tem uma unidade de saúde para atender os moradores.

Após ameaça de veneno na água, Força Nacional patrulha aldeias de MS — Foto: Ministério dos Povos Indígenas
Após ameaça de veneno na água, Força Nacional patrulha aldeias de MS — Foto: Ministério dos Povos Indígenas

Duas comunidades e uma história de ocupação

A Reserva Indígena Sassoró foi demarcada em 1928 pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e tem aproximadamente 1,9 mil hectares dentro do município. Dados do Instituto Socioambiental (ISA), com base em informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), registraram 2.422 moradores na área em 2014.

Já a Terra Indígena Jaguapiré foi homologada em 1992 e tem cerca de 2,3 mil hectares. Segundo dados do Censo de 2022 reunidos pelo ISA, a área tinha 1.842 moradores indígenas.

A história dessas comunidades está ligada a um processo de mudanças na ocupação dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul. Entre 1915 e 1940, quando o estado ainda fazia parte de Mato Grosso, foram criadas reservas para concentrar grupos Guarani-Kaiowá em áreas delimitadas.

Sassoró está entre as áreas demarcadas nesse período. Com o passar dos anos, grupos indígenas passaram a reivindicar o retorno a territórios tradicionais, em um processo marcado por conflitos fundiários em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Para Matias Benno, coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os conflitos territoriais são uma das dimensões da violência enfrentada pelos Guarani-Kaiowá. Segundo ele, as comunidades também convivem com racismo, discriminação, assassinatos, atropelamentos e outras formas de violência.

O representante alerta que a violência contra os indígenas não começou após as eleições. Na avaliação dele, as manifestações de ódio no contexto político pós-eleitoral representam mais uma camada de um problema que já existia há décadas. A ameaça envolvendo a água em Tacuru, segundo Matias, é um exemplo de intimidação nesse cenário.

Ele também relata que o preconceito aparece no cotidiano, inclusive quando indígenas circulam pela cidade.

  • ➡️A presença indígena também faz parte da identidade oficial do município. Desde 2010, o guarani é língua cooficial em Tacuru, ao lado do português. A Lei Municipal nº 848, de 18 de maio daquele ano, reconheceu o idioma e prevê o respeito às variedades guarani-kaiowá, mbya e ñandeva.
  • ➡️➡️A legislação também estabelece medidas para ampliar o uso da língua indígena em serviços e ações públicas, como atendimentos básicos de saúde e campanhas de prevenção.
Insegurança marca rotina de indígenas em aldeia de MS — Foto: Arte g1
Insegurança marca rotina de indígenas em aldeia de MS — Foto: Arte g1

Ameaça contra a água muda rotina em Sassoró

O episódio que levou o município ao centro das atenções começou com a divulgação de um áudio com ameaças contra indígenas, incluindo a intenção de envenenar a água consumida pela comunidade.

Na Aldeia Sassoró, aproximadamente 98% das casas têm água encanada, segundo o cacique Ivan Montiel, que também é vereador em Tacuru. A comunidade é abastecida por poços artesianos e, normalmente, não depende de caminhões-pipa.

Quando há problemas, como a quebra de uma bomba, a prefeitura é acionada para garantir o fornecimento de água até que o abastecimento seja restabelecido.

Apesar de a maior parte das residências ter acesso à água encanada, a ameaça provocou medo entre os moradores. Segundo Montiel, a preocupação ultrapassa a possibilidade de contaminação e atinge a rotina das famílias.

“Estamos vivendo um clima de medo e insegurança. Como liderança, temos lutado para que a comunidade possa recuperar a tranquilidade e voltar à sua rotina normal”, afirmou.

O cacique relata que moradores estão receosos de deixar a aldeia para ir à cidade e realizar atividades cotidianas. “O medo não está relacionado apenas à questão da água, mas também à segurança das famílias e à liberdade de ir e vir”, disse.

Para ele, a comunidade quer retomar a rotina sem ameaças.

“O nosso povo quer viver em paz, com segurança e dignidade, sem precisar ter medo de sair de suas casas ou de circular pelo município.”

MPF investiga ameaças

O Ministério Público Federal acompanha o caso. O procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida informou ao g1 que a investigação continua em andamento no gabinete do 6º Ofício da Procuradoria da República em Dourados. Até o momento, não foram encontrados indícios de que a água tenha sido envenenada.

O procurador explicou que o MPF também acompanha denúncias de ameaças contra comunidades indígenas e quilombolas em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, situações desse tipo podem ser apuradas nas esferas criminal e cível quando há indícios de crimes de ódio e racismo.

Dois servidores municipais foram afastados após a repercussão do caso. Segundo o procurador do município, a prefeitura instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e informou ao MPF que está tomando as providências cabíveis.

Segundo a prefeitura, os dois afastados são motoristas: um trabalha com caminhão-caçamba, na área de infraestrutura, e o outro atua na coleta de resíduos, ligada ao setor de meio ambiente. A administração municipal afirma que nenhum deles tem relação com o abastecimento de água.

🔎Mato Grosso do Sul tem conselhos comunitários de segurança implantados em 17 comunidades indígenas, sendo dois em Campo Grande e 15 no interior, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os representantes são escolhidos pelas próprias comunidades e atuam no diálogo e na busca por soluções para problemas locais, respeitando a organização e a cultura de cada povo.

Ministros Eloy Terena, Janine Mello e Wellington César Lima e Silva estão em MS após ameaças a indígenas — Foto: Reprodução
Ministros Eloy Terena, Janine Mello e Wellington César Lima e Silva estão em MS após ameaças a indígenas — Foto: Reprodução

Força Nacional patrulha aldeias e ministros vão a MS

Após as denúncias, a Força Nacional de Segurança Pública começou a patrulhar comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, entre elas Sassoró, em Tacuru.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o envio de uma comitiva com três ministros a Mato Grosso do Sul para acompanhar de perto as denúncias de ameaças contra comunidades indígenas. A decisão foi anunciada pelo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, em entrevista ao g1.

Além de Eloy Terena, a comitiva é formada pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. A deputada federal Sônia Guajajara também acompanha.

Durante reunião na aldeia Taquaperi em Coronel Sapucaia, os representantes do governo ouviram lideranças indígenas e acompanharam denúncias de ameaças e violência contra comunidades do estado. As autoridades receberam relatos dos indígenas e discutiram medidas para reforçar a segurança nas aldeias.

Os representantes do governo também anunciaram uma força-tarefa envolvendo os ministérios dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial para acompanhar as denúncias e discutir medidas de proteção individual e coletiva. Segundo o ministro Eloy Terena, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal já haviam aberto investigações sobre os primeiros casos recebidos.

A comitiva afirmou que vai trabalhar em conjunto com as forças de segurança e os governos estadual e municipais para garantir a proteção das comunidades e a responsabilização dos envolvidos em possíveis crimes de ameaça, violência e racismo.

A previsão é que a aldeia Sassoró, em Tacuru, alvo as ameaças de envenenamento, deve receber a comitava no período da tarde, ainda neste sábado.

Casa de Reza na Aldeia Sassoró, em Tacuru (MS). — Foto: Reprodução/Edson Lopes
Casa de Reza na Aldeia Sassoró, em Tacuru (MS). — Foto: Reprodução/Edson Lopes

Outros casos de violência registrados em aldeias de MS

Além da investigação em Tacuru, a Polícia Civil registrou recentemente outras ocorrências envolvendo indígenas em Mato Grosso do Sul.

Os casos aconteceram em municípios diferentes e têm investigações próprias. Até o momento, não há informação de ligação entre essas ocorrências e a ameaça investigada em Tacuru.

  1. Morte na Aldeia Porto Lindo, em Japorã: na madrugada de sexta-feira (30), a Polícia Civil foi comunicada, às 2h53, sobre a localização do corpo de Damácio Moraes, de 40 anos, sob as arquibancadas do estádio de futebol da comunidade. A vítima apresentava lesões aparentes na cabeça e no pescoço. A polícia e a perícia foram ao local, e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Naviraí para exame necroscópico. Até o registro da ocorrência, não haviam sido identificadas testemunhas presenciais nem câmeras nas proximidades. As circunstâncias da morte seguem sob investigação.
  2. Lesão corporal na Aldeia Te’yikue, em Caarapó: na noite de quarta-feira (28), por volta das 20h50, um indígena de 36 anos foi ferido durante uma agressão. Segundo as informações da ocorrência, duas mulheres indígenas, ainda não identificadas, são apontadas como autoras. O homem teria sido atingido com um objeto e precisou ser levado ao hospital.

Fonte: Mirian Machado, g1 MS — Mato Grosso do Sul – 31/10/2026

COMPARTILHE

banner-ipad-450X150

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
banner-ipad-320X320
banner-vacinacao-320x320

Mais Populares