quarta-feira, outubro 8, 2025
InícioPOLÍTICAAnálise: Vitórias políticas ajudam a explicar melhora na avaliação de Lula, segundo...

Análise: Vitórias políticas ajudam a explicar melhora na avaliação de Lula, segundo diretor da Quaest

Levantamento mostra que aprovação e desaprovação do presidente voltaram a empatar pela primeira vez desde janeiro – desde então, a desaprovação era maior. Para Felipe Nunes, Lula vive quadro consistente de recuperação da popularidade.

Vitórias políticas que se transformaram em notícias positivas ajudam a explicar a melhora na popularidade do governo Lula (PT) apontada pela pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8), avalia o diretor da consultoria, Felipe Nunes.

“A começar pelo rápido encontro de Lula e Trump [na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas], que ficou conhecido de 57% dos brasileiros, e que passou a impressão de que Lula se saiu mais forte politicamente (49% a 27%)”, diz Nunes.

A aprovação, pela Câmara dos Deputados, da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, é outro fato que influenciou positivamente, avalia Nunes.

A pesquisa mostra que 80% dos brasileiros são favoráveis à medida, e que subiu de 33% para 41% o percentual dos que acham que ele vai trazer uma melhora importante para sua situação financeira.

O crescimento foi impulsionado pela alta entre os eleitores que se declaram bolsonaristas: em setembro, 23% achavam que a mudança no IR traria melhora importante. Em outubro, esse número foi para 36%.

“O mais impressionante neste caso é constatar que a expectativa positiva aumentou em todos os segmentos políticos, mas cresceu especialmente entre bolsonaristas e na direita não bolsonarista – fora da base tradicional do Lula”, diz Nunes.

Nunes cita, ainda, a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e as manifestações de 7 de setembro contra essa proposta e a contra a anistia para Jair Bolsonaro (PL) e os réus do 8 de janeiro. Para 39%, os atos deixaram o governo mais forte.

Governo Lula vive recuperação consistente de popularidade, avalia Nunes

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (8) mostrou que aprovação de Lula chegou a 48%, e voltou a empatar com a desaprovação, que está em 48%. É a primeira vez que isso acontece desde janeiro.

O presidente voltou a ser mais aprovado que reprovado entre as mulheres e os católicos e deixou de ser mais desaprovado que aprovado entre os mais ricos – agora, há empate técnico no segmento.

O levantamento mostra, ainda, que a fatia dos que acham que está pior do que esperavam caiu de 50% para 45% e os que acham que está melhor oscilou quatro pontos para cima, no limite da margem, e chegou a 25%.

Para Nunes, esses números mostram que o governo Lula (PT) passa por um quadro consistente de recuperação da popularidade, e que o governo conseguiu começar um processo de recuperação de sua credibilidade.

Promessas, intenção e direção do país são desafios para Lula, diz Nunes

A pesquisa, entretanto, mostra que o governo ainda enfrenta desafios, diz Nunes

“(1) o país se divide quando o assunto é a boa intenção do presidente [47% acham Lula bem-intencionado e 47%, mal-intencionado], (2) a maioria continua avaliando que Lula não tem conseguido cumprir suas promessas [63% acham que não e 32% acham que sim]. [E] o governo também não conseguiu ainda reverter a avaliação de que o país está indo na direção errada [56% a 36% que veem o país na direção certa], um claro sinal de que o que está sendo feito é visto como insuficiente”, afirma.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Fonte: Redação g1 — São Paulo – 08/10/2025 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares