sábado, setembro 27, 2025
InícioMUNDOApós vídeo de Felca, juíza alerta sobre perigo de redes sociais para...

Após vídeo de Felca, juíza alerta sobre perigo de redes sociais para crianças: ‘Internet é lugar público e perigoso’

Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, esclareceu a urgência do assunto e alertou as famílias sobre o uso de redes por menores. “É importante lembrar que a imagem dos filhos pertence aos filhos, não aos pais”

Na última quarta-feira (6), o youtuber Felca, com mais de 4 milhões de inscritos, publicou em seu canal um vídeo intitulado “Adultização”, em que denuncia o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores e alertando sobre os riscos das redes sociais para crianças e adolescentes.

O conteúdo viralizou e reacendeu o debate público sobre exposição infantil e direitos na internet.

A conta de Hytalo Santos saiu do ar no Instagram — ainda não há confirmação sobre relação com a denúncia de Felca. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura, desde 2024, outras denúncias contra o paraibano também por exploração de menores.

Em entrevista ao Conexão GloboNews na manhã desta segunda-feira (11), a juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, falou sobre urgência do assunto.

“A internet é um lugar público e perigoso. Então, da mesma forma que você não vai imprimir mil fotos do seu filho e sair distribuindo para qualquer estranho que passar na rua, você também não deve postar essas fotos no ambiente digital”, comenta a juíza.

A juíza alertou que, muitas vezes, a publicação de imagens de crianças e adolescentes nas redes sociais pode facilitar o acesso de criminosos, que utilizam esses conteúdos para cometer crimes.

“Quando um pai e uma mãe postam fotos e vídeos dos filhos pequenos em perfis de redes sociais abertos ou mesmo fechados, eles estão entregando esse material de bandeja para predadores sexuais, para pedófilos”, alerta.

Ela também falou sobre o conceito de sharenting, a exposição de conteúdos pelos pais na internet: “É importante lembrar que a imagem dos filhos pertence aos filhos, não aos pais. Nós não somos donos dos conteúdos dos nossos filhos, e é injusto a gente usar essa imagem só porque eles são pequenos”.

Ainda segundo Vanessa, o Brasil precisa voltar a atenção para a regulação das big techs. “A gente precisa continuar falando na regulação da atividade das redes sociais, das big techs, no ambiente digital para a proteção de crianças e adolescentes”, diz.

Projeto de lei

A magistrada lembrou, no Conexão, que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2628/2022, que já foi aprovado no Senado. O projeto é uma proposta que cria regras para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

Ele se aplica a qualquer produto ou serviço de tecnologia da informação — como redes sociais, aplicativos, jogos online e serviços de monitoramento — que possa ser usado por menores, mesmo que a empresa esteja fora do Brasil.

“Esta discussão ser suprapartidária, não importa qual orientação política de cada um. Essa urgência da proteção das crianças e dos adolescentes no ambiente virtual não pode ser sequestrada pela polarização política”, aponta a magistrada.

“Porque é interesse de todo mundo que as crianças e os adolescentes não estejam sujeitos a violência, a mortes, a instigação de automutilação, a serem cooptados por criminosos a serem vítimas de predadores sexuais”, continua.

“É preciso que o poder público faça leis para que as plataformas, as empresas que lucram bilhões de dólares anualmente com essa atividade sejam responsabilizadas por cumprir as regras que elas próprias colocam, como a idade mínima para usar, para estar nas redes, em alguns, algumas plataformas é 13 anos, outras é 16, outras é 18 anos, e a gente sabe que muito antes disso as crianças acabam usando”, pontua.

Fonte: Redação g1 – 11/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares