O corpo do piloto, que estava em seu 1º dia de trabalho, foi encontrado após horas de buscas. Ele era o único ocupante do monomotor que caiu no mar.
Um especialista aponta que o avião monomotor que caiu no mar de Copacabana neste sábado (27) pode ter sofrido uma pane de motor ou no sistema de controle. O corpo do piloto, que estava em seu primeiro dia de trabalho no avião publicitário, foi encontrado mais de 2 horas após o acidente. Ele foi identificado como Luiz Ricardo Leite de Amorim, de 40 anos.
“Dá para perceber pelas imagens que a aeronave teve algum tipo de pane, alguma dificuldade pra manter o voo, provavelmente alguma pane de motor ou no seu sistema de controle. No momento dessa pane, o piloto precisa se livrar daquela faixa, porque ela rrasta e pode prejudicar a última chance que ele tem de tentar fazer um pouso forçado tentando planar até alcançar a água”, explica o especialista em gerenciamento de risco Gerardo Portela.
De acordo com a prefeitura do Rio, a empresa Visual Propaganda Aérea, dona do avião, não tinha autorização para realizar esta campanha publicitária.
O piloto era o único ocupante do monomotor e um vídeo mostra o momento da queda. É possível ver que o avião levava uma faixa publicitária. O monomotor caiu na altura do Posto 4 e em poucos segundos afundou.
Uma pessoa que estava na praia contou que a chegada do resgate foi imediata. “Os bombeiros chegaram para tentar achar o piloto e o avião que caiu muito rápido no mar”.
De acordo com funcionários do aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, o avião partiu do terminal.
As causas do acidente ainda são desconhecidas e o caso segue em apuração.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AGB na praia de Copacabana.
“Durante a ação inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/l/6W1Vq3TdmsElTvs48FNQ/aeronave.jpg)
Fonte: Francini Augusto, RJ2 – 28/12/2025


