Inundações levaram à suspensão ou atraso dos serviços de metrô na cidade, e deixaram vagões presos nas estações submersas. O clima severo também afetou as operações nos aeroportos de Nova York e Nova Jersey.
Chuvas fortes atingiram partes da região nordeste dos Estados Unidos, provocando inundações repentinas em vários locais nesta segunda-feira (14).
Uma das cidades mais atingidas foi Nova York. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a água invadindo uma plataforma de metrô e chegando a alcançar até o interior dos vagões, assustando os passageiros.
Inundações como a registrada levaram ao atraso, e até mesmo à suspensão, dos serviços de metrô na cidade, e deixaram trens presos em estradas submersas. Nesta terça-feira (15), o serviço já está normalizado.
Em entrevista à rede de TV ABC 7, o CEO da concessionária de trens de Nova York afirmou que as inundações ocorreram porque o sistema de esgoto da cidade ficou sobrecarregado pela chuva e transbordou para os túneis do metrô e para as estações. Em vários casos, disse ele, o refluxo “estourou um bueiro”, criando o dramático “gêiser” visto em alguns vídeos.
“O que aconteceu ontem à noite é algo que é, vocês sabem, uma realidade em nosso sistema. Estamos trabalhando com a cidade de Nova York para tentar convencê-los a aumentar a capacidade do sistema nesses locais importantes”, disse ele.
O clima severo também afetou as operações nos aeroportos de Nova York e Nova Jersey, segundo a imprensa local.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/P/3G1xBBRRCGvzVZdX7B5Q/ap25196203515234.jpg)
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alertas para as cidades de Nova York, Nova Jersey, Virgínia e Pensilvânia.
Em Jersey, o governador Phil Murphy declarou estado de emergência. Vídeos nas redes sociais mostram carros ainda parcialmente inundados em algumas partes do estado, enquanto os moradores trabalhavam na limpeza, nesta terça.
Fonte: Redação g1 – 15/07/2025