quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioEDUCAÇÃOCNU 2025: reunião urgente com Lula deve definir detalhes

CNU 2025: reunião urgente com Lula deve definir detalhes

Saiba tudo sobre o CNU 2025, incluindo detalhes da reunião do governo e vagas disponíveis. Fique por dentro das novidades do concurso!

Uma das provas mais concorridas de 2024 terá mais uma edição este ano e os candidatos estão atentos a novas atualizações como cronograma e assuntos que irão ser cobrados.

Detalhes da nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) podem ser definidos em uma reunião agendada para esta terça-feira (22) que terá debates importantes sobre o certame. O encontro, marcado para as 16h, reunirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Segundo fontes do governo, um dos principais temas da reunião será justamente a definição de pontos estratégicos da próxima edição do CNU, como cronograma, vagas e órgãos participantes. A expectativa é de que o anúncio oficial aconteça ainda nesta semana.

Provas devem ocorrer no segundo semestre

Em entrevista concedida no fim de março, a ministra Esther Dweck já havia antecipado que o edital do concurso seria divulgado em abril, com aplicação das provas prevista para o segundo semestre de 2025, possivelmente entre os meses de setembro e outubro.

Outro aspecto em discussão é a definição da banca organizadora, que deve ser anunciada ainda este mês. A estimativa atual é que o concurso ofereça cerca de 3 mil vagas distribuídas entre diferentes órgãos e ministérios do Poder Executivo Federal.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), duas carreiras transversais estão entre as prioridades do edital: áreas ligadas à Defesa, Justiça e Segurança, e ao Desenvolvimento Socioeconômico.

Órgãos já confirmam interesse em participar

Embora a lista oficial dos órgãos participantes ainda esteja em análise, algumas instituições já manifestaram intenção de aderir à nova edição do CNU. Confira:

Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

  • A Fundaj confirmou a participação e vai ofertar 20 vagas para o cargo de Pesquisador, com exigência de nível superior e salário inicial de R$ 5.307,03.

Fundação Biblioteca Nacional

  • A Biblioteca Nacional também confirmou interesse. Estão previstas 14 vagas de nível superior, com salários de até R$ 8.314,20, distribuídas entre os cargos de Analista de Administração II (3 vagas) e Técnico em Documentação I (11 vagas).

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)

  • O MIDR informou que participará do CNU com 10 vagas para Engenheiro e ainda irá integrar o comitê do certame.

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

  • O Ibram participará com 28 vagas, sendo 13 para Analista I e 15 para Técnico em Assuntos Culturais. A instituição, no entanto, já indicou que o número está abaixo da demanda e deve solicitar reforços.

Ministério da Previdência Social

  • O Ministério da Previdência manifestou interesse em participar e aguarda autorização oficial. Foram solicitadas vagas para cargos como Administrador, Agente Administrativo, Contador, Economista e Técnico em Comunicação Social, entre outros.

Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

  • Apesar de ter solicitado novo edital e reforçado o interesse, a participação da Abin é considerada improvável devido às especificidades do órgão. O modelo do CNU, com listas abertas e compartilhadas, conflita com o sigilo exigido no processo seletivo da agência.

O que esperar do edital do CNU 2025

A estrutura do novo concurso deverá seguir o modelo anterior, com provas organizadas por blocos temáticos, de acordo com a área de atuação dos cargos. São eles:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
  • Bloco 8 – Nível Intermediário

O CNU 2025 será voltado para candidatos com níveis médio e superior de escolaridade.

Fonte: Laura Vasconcelos, Direção Concursos – 22/04/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares