Saiba tudo sobre o Concurso Nacional Unificado 2025, que oferece 508 vagas para nível médio e técnico. Prepare-se para as provas!
O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) oferece 508 vagas para cargos de nível médio e técnico, distribuídas nos blocos 8 (Saúde) e 9 (Regulação). As provas já têm datas definidas: a objetiva será aplicada em 5 de outubro e a discursiva, em 7 de dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa.
Os candidatos terão de responder a 68 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 48 de Conhecimentos Específicos. Além disso, haverá uma redação dissertativa-argumentativa, valendo 30 pontos.
Disciplinas comuns
Nos dois blocos, os conteúdos de conhecimentos gerais incluem Língua Portuguesa e Realidade Brasileira, com tópicos como compreensão e interpretação de textos, ortografia, classes gramaticais, concordância, além de temas ligados a desigualdade social, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, infraestrutura e desafios da inclusão de minorias sociais.
Conteúdos específicos
Para o bloco 8 (Saúde), os candidatos precisarão dominar assuntos de Matemática, Direito e Saúde, como Sistema Único de Saúde (SUS), vigilância epidemiológica, biossegurança, políticas públicas e ética em pesquisas.
Já o bloco 9 (Regulação) cobra Matemática, Direito e Regulação, incluindo noções de mercado, papel regulador do Estado, funcionamento de agências reguladoras e boas práticas regulatórias e de fiscalização.
Vagas oferecidas
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
Bloco 8 – Saúde (Ministério da Saúde e Hospital das Forças Armadas): cargos como técnico de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em pesquisa biomédica, técnico em atividades hospitalares, entre outros.
Bloco 9 – Regulação (Agências como ANAC, ANVISA, ANATEL, ANP, ANM, ANCINE, ANTAQ e ANS): vagas para técnico em regulação de aviação civil, mineração, telecomunicações, saúde suplementar, transportes aquaviários, vigilância sanitária, entre outras áreas.
Entre os destaques, estão 80 vagas para técnico em regulação da ANTAQ, 70 para técnico em mineração da ANM e 50 para técnico em telecomunicações da ANATEL.
Preparação
Todas as disciplinas têm peso 1, sendo a nota máxima da prova objetiva 68 pontos. Os conteúdos de Direito incluem temas constitucionais, administrativos e leis específicas, como a Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados e Lei do Processo Administrativo. Em Matemática, caem tópicos como conjuntos numéricos, porcentagem, probabilidade e estatística.
Com a disputa acirrada, especialistas recomendam que os candidatos iniciem os estudos com antecedência e façam simulados para se familiarizar com o estilo das questões.
Fonte: Lana Oliveira, Folha Q Concursos – 17/08/2025