sábado, setembro 27, 2025
InícioMUNDOCotas para 50+: projeto prevê vagas em contratações pelo governo do Pará

Cotas para 50+: projeto prevê vagas em contratações pelo governo do Pará

Projeto de lei no Pará reserva 10% das vagas em contratações para cidadãos com 50 anos ou mais, promovendo inclusão no mercado de trabalho.

Cotas para 50+

Os deputados aprovaram, na sessão ordinária da última terça-feira (5), o projeto de lei de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que estabelece uma reserva de 10% das vagas em processos seletivos e contratações de pessoal realizados pela Administração Pública Estadual para cidadãos com 50 anos ou mais de idade e que apresentem condições para o exercício de atividades laborais. O projeto de lei segue agora para o Executivo Estadual para a sanção governamental. Para o deputado Bordalo, reservar vagas para pessoas idosas e “envelhecentes” em condições de exercer atividade laboral é uma medida para promover a inclusão e a participação desses grupos na força de trabalho. Essa iniciativa reconhece a importância de proporcionar oportunidades de emprego para pessoas mais velhas que ainda estão aptas e desejam contribuir com suas habilidades e experiências.

Deputado Carlos Bordalo (PT)
📷 Deputado Carlos Bordalo (PT) |(Celso Lobo)

Sessões ordinárias

A Assembleia Legislativa do Pará retomou as atividades no plenário Newton Miranda após o recesso legislativo legalmente previsto no regimento interno da Casa de Leis do Estado. O fim da pausa regimental das sessões e reuniões das comissões marcou o início do segundo semestre no parlamento do Pará, com a abertura da sessão na manhã da última terça-feira, dia 05. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), destacou que o Poder Legislativo retoma as atividades parlamentares com um foco ainda maior na aprovação das proposições que atendam às necessidades de todos os cidadãos paraenses. Chicão ressaltou que o Pará já vive a imensa expectativa para sediar a Conferência do Clima da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém.

Deputado Chicão (MDB)
📷 Deputado Chicão (MDB) |Foto: Ozeas Santos

Negócios de impacto

Os parlamentares da Alepa aprovaram, na última terça (5), a instituição de uma Política Estadual de Negócios de Impacto. A iniciativa visa articular esforços entre órgãos da administração pública, o setor privado e a sociedade civil para promover um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável de investimentos e negócios de impacto socioambiental e financeiro. Segundo a deputada Paula Titan (MDB), a iniciativa tem seis objetivos: gerar condições para o crescimento dos negócios de impacto, fortalecendo redes e parcerias entre empreendedores, investidores, governo e sociedade civil; estimular investimentos de impacto por meio de incentivos fiscais, fundos específicos e mecanismos de financiamento inovadores; criar programas de formação, mentorias e incubação para fortalecer a gestão e o impacto dos empreendimentos; estabelecer diretrizes claras para reconhecer e incentivar os negócios de impacto no marco regulatório estadual; incluir negócios de impacto nas políticas de compras governamentais, ampliando as oportunidades de mercado; e definir métricas e metodologias para acompanhar o impacto social e ambiental dos negócios apoiados.

Deputada Paula Titan (MDB)
📷 Deputada Paula Titan (MDB) |Foto: Ozeas Santos

Apologia ao crime

De autoria do deputado Rogério Barra (PL), foi aprovado o projeto de lei nº 8/2025, que proíbe a utilização de verba pública, no Pará, em eventos e serviços que promovam a apologia ao crime, a facções criminosas, ao tráfico de drogas, a atos de violência e ao uso de drogas ilícitas. A justificativa do PL afirma que a proposição visa garantir que o Estado, ao investir em eventos culturais, sociais e de entretenimento, proteja a integridade da sociedade, evitando que recursos estaduais sejam direcionados e vinculados a eventos que possam promover a apologia a crimes, incentivo a facções criminosas e ao tráfico de drogas.

Deputado Rogério Barra (PL)
📷 Deputado Rogério Barra (PL) |(Celso Lobo)

Parque da Cidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, presidida pelo deputado Chicão (MDB), sediou o lançamento do livro “Parque da Cidade: um sonho de Nelson Chaves que virou realidade”. A obra, escrita pelos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, resgata a história de um dos projetos urbanísticos mais importantes da capital paraense, com origem em mais de 10 horas de entrevista, desde sua ideia, nos anos 1980, até sua execução sob a gestão do governador Helder Barbalho. Mais do que um registro documental sobre o novo ponto turístico de Belém, o livro é também uma homenagem ao ex-deputado estadual, ex-vereador e conselheiro do TCE-PA, Nelson Chaves, idealizador da proposta, lançada por Chaves há 36 anos, de transformar a área do antigo aeroclube em um grande parque urbano. Na foto, a conselheira Lourdes Lima, o presidente Chicão, o jornalista Mauro Bonna e o deputado Iran Lima (MDB).

Na foto, a conselheira Lourdes Lima, o presidente Chicão, o jornalista Mauro Bonna e o deputado Iran Lima (MDB).
📷 Na foto, a conselheira Lourdes Lima, o presidente Chicão, o jornalista Mauro Bonna e o deputado Iran Lima (MDB). |(Balthazar Costa, AID/Alepa)

Fonte: Alepa em Pauta – 08/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares