quarta-feira, setembro 24, 2025
InícioEDUCAÇÃOCursos de especialização gratuitos a distância: saiba como garantir uma vaga!

Cursos de especialização gratuitos a distância: saiba como garantir uma vaga!

Os cursos são voltados para diferentes áreas do conhecimento e foram pensados para atender demandas urgentes da sociedade contemporânea.

Em um país em que a educação continuada é cada vez mais fundamental para a valorização profissional e o enfrentamento dos desafios sociais, iniciativas públicas de ensino gratuito ganham relevância estratégica.

Diante desse cenário, foram abertas as inscrições para 800 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu totalmente gratuitos, oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD).

VEJA AS ÁREAS E COMO SE INSCREVER

Os cursos são voltados para diferentes áreas do conhecimento e foram pensados para atender demandas urgentes da sociedade contemporânea. A iniciativa é da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em colaboração com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que lança uma nova oportunidade de qualificação para profissionais de todo o Brasil.

Os interessados têm até o dia 27 de agosto de 2025 para se inscrever por meio da Plataforma de Inscrições da Unifesp.

A seleção está regulamentada pelo Edital nº 551/2025 e contempla três cursos: Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, Informática em Saúde e Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade. Todos os cursos oferecem certificado reconhecido pelo MEC e contam com polos de apoio presencial em diversas cidades brasileiras.

Conheça os cursos oferecidos:

1. Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica

Com 150 vagas distribuídas entre cinco polos do estado de São Paulo, o curso é direcionado para professores da Educação Básica. O objetivo é promover a integração da temática da Cultura Oceânica de forma transversal e alinhada à BNCC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A carga horária é de 360 horas.

2. Especialização em Informática em Saúde

Com 510 vagas, este é o curso com maior número de oportunidades. Voltado para profissionais das áreas de saúde, exatas, humanas e biológicas, a formação trata de temas como prontuário eletrônico, telemedicina e sistemas de informação em saúde. O curso será ofertado em dez polos distribuídos por nove estados, com carga horária de 520 horas.

3. Especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade

Voltado para profissionais que atuam com populações migrantes, refugiadas ou apátridas, o curso busca ampliar a compreensão sobre os desafios da saúde mental em contextos interculturais. Com 150 vagas distribuídas em cinco polos paulistas, a especialização tem carga horária de 445 horas.

Quem pode se inscrever?

Para participar, o candidato deve possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e familiaridade com o uso de computadores e internet. Cada curso possui requisitos específicos detalhados nos anexos do edital, disponíveis na plataforma de inscrição.

Do total de vagas, 70% são destinadas à ampla concorrência e 30% ao Sistema de Cotas, contemplando candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis).

Procsso seletivo

A seleção será feita com base na análise dos dados declarados no formulário de inscrição, segundo uma tabela de pontuação específica para cada curso. A classificação final será confirmada após a validação documental. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios: maior pontuação em experiência profissional, maior idade e ordem de inscrição.

A iniciativa representa um avanço importante na democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, promovendo a inclusão e o desenvolvimento profissional por meio de cursos especializados, gratuitos e acessíveis. Com uma estrutura robusta de ensino a distância e polos de apoio presencial em diferentes regiões do país, a Unifesp reforça seu compromisso com a educação pública e com a formação de profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro.

Fonte: Lucas Quirino, PEBSP – 06/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares