sábado, outubro 4, 2025
InícioMUNDODisputa na OAB-PA tem polêmica e acusação de bebida alcóolica

Disputa na OAB-PA tem polêmica e acusação de bebida alcóolica

Polêmica na escolha de novo desembargador do TJPA: OAB-PA enfrenta críticas e denúncias sobre irregularidades e vídeos de dirigentes em descontração.

A escolha de um novo desembargador para o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) está cercada de polêmicas. A vaga, que deve ser ocupada por um advogado, como prevê o Quinto Constitucional, está sendo preenchida por meio de um processo da OAB do Pará (OAB-PA), que tem sido alvo de críticas e denúncias, inclusive sobre possíveis irregularidades e até consumo de bebida alcoólica por dirigentes durante a eleição.

As críticas aumentaram depois que vídeos de dirigentes da OAB-PA começaram a circular nas redes sociais. Nas imagens, aparecem o presidente da entidade, Sávio Barreto, a vice-presidente Brenda Araújo, a secretária-geral Eva Franco e o conselheiro seccional Evandro Costa — que também é sócio do presidente — em um momento de descontração durante a realização do pleito.

Eles aparecem rindo, trocando brindes e canecas com símbolos da OAB. Em um dos vídeos, a filha da vice-presidente Brenda pergunta se o conteúdo da caneca era água. A dirigente responde, sem notar que o microfone estava ligado:

— “Não, não é água. Você quer água, a mamãe dá água pra você, filha. Seu copo é esse aqui.”

A criança então pergunta: “Que isso?”, e Brenda responde:

— “Esse é de adulto, filha. Esse é drink.”

A gravação gerou questionamentos sobre a seriedade com que o processo estava sendo conduzido. Os dirigentes citados nos vídeos ainda não comentaram sobre o possível consumo de bebida alcoólica.

Como foi a eleição

O processo começou com 26 advogados que tiveram as candidaturas aprovadas. Todos passaram por uma sabatina que durou mais de cinco horas. Depois disso, a OAB reduziu a lista para 12 nomes, que seguiram para a votação final.

A eleição foi feita com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). De acordo com a OAB-PA, a disputa foi apertada, e houve até empate entre duas candidatas, que foi resolvido com base na antiguidade na profissão.

Fonte: DOL, Metrópoles – 30/06/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares