quarta-feira, setembro 10, 2025
InícioPOLÍTICAÉrika Hilton processa Fontenelle após ofensas racistas

Érika Hilton processa Fontenelle após ofensas racistas

Erika Hilton processa Antônia Fontenelle por danos morais após ofensas racistas e transfóbicas em vídeo. Ação pede indenização de R$ 50 mil.

No brasil, o racismo é tipificado como crime inafiançável com pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação judicial por danos morais contra a atriz e apresentadora Antônia Fontenelle, após ser alvo de ataques considerados racistas e transfóbicos em um vídeo publicado no YouTube no último dia 17 de julho. A ação, movida na Justiça, solicita uma indenização de R$ 50 mil.

No vídeo, ainda disponível na plataforma e com mais de 34 mil visualizações até a noite de sábado (19), Fontenelle critica parlamentares que votaram contra o Projeto de Lei 1.112/23, de autoria do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que prevê endurecimento das regras para progressão de pena em crimes hediondos. Durante a crítica à deputada Erika Hilton, a apresentadora utiliza expressões como “preta do cabelo duro”, além de fazer comentários sobre o nariz da parlamentar e afirmar: “Você quer ser uma branca loira. Só que você não é e nunca vai ser”.

Os advogados de Erika Hilton afirmam que as declarações têm “evidente caráter discriminatório” e representam “ofensas racistas e transfóbicas” contra a deputada. Trechos citados pelos representantes legais incluem frases como “Você é preta, do cabelo duro, como todos os pretos são” e “Parem de querer ser brancos e ser loiros porque vocês não são”. Em outro momento, Fontenelle ainda diz: “Se vier para cima de mim, eu puxo a peruca e te deixo careca”.

Segundo a defesa da deputada, as declarações atingem diretamente a honra, a dignidade e a identidade de Erika Hilton, e foram amplamente disseminadas nas redes sociais.

Em publicações posteriores nas redes sociais, a apresentadora compartilhou um trecho do mesmo vídeo como suposta tentativa de se defender das acusações e negou ser racista.

Fonte: Laura Vasconcelos, Terra – 20/07/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares