domingo, setembro 21, 2025
InícioPOLÍTICAEUA deixam de ser convidados para evento sobre democracia liderado por Brasil,...

EUA deixam de ser convidados para evento sobre democracia liderado por Brasil, Espanha e outros 3 países

Reunião sob o mote ‘Em defesa da democracia, combatendo os extremismos’ será realizada em paralelo à Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Diferentemente de 2024, EUA não foram chamados.

Os governos de Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai realizarão um evento paralelo à Assembleia Geral da ONU, na próxima semana em Nova York, para discutir formas de fortalecer a democracia contra os extremismos. A reunião será nos moldes da realizada em 2024, com a diferença de que, neste ano, os Estados Unidos não foram convidados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva embarcam para Nova York às 10h deste domingo (21). Na terça-feira (23), ele fará o discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU.

No ano passado, Lula já havia organizado o evento “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos” em parceria com outros países. Na ocasião, os EUA, sob a presidência do democrata Joe Biden, enviaram representantes.

Neste ano, segundo auxiliares do governo, nenhum dos organizadores da reunião nem sequer cogitou convidar os EUA para participar — tampouco a administração do presidente Donald Trump demonstrou interesse.

Em julho, os países organizadores fizeram uma prévia do encontro em Santiago, no Chile.

Brasil e Estados Unidos vivem um momento de crise em suas relações. Trump impôs tarifas de 50% sobre uma série de produtos brasileiros que entram nos EUA.

Uma das justificativas dadas pelo presidente americano é que a Justiça brasileira está, em sua visão, perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.

Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por ter tentado dar um golpe para permanecer no poder mesmo depois de perder a eleição de 2022.

Após a condenação, no último dia 11, autoridades dos EUA prometeram novas sanções contra o Brasil.

Fonte: Delis OrtizReynaldo Turollo Jr, TV Globo e g1 — Brasília – 20/09/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares