sábado, setembro 27, 2025
InícioMUNDOEUA dizem que vão revogar visto do presidente da Colômbia após falas...

EUA dizem que vão revogar visto do presidente da Colômbia após falas em ato pró-Palestina

Departamento de Estado disse que decisão é resposta a falas “incendiárias” de Gustavo Petro em protesto em Nova York.

O governo dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (26) que vai revogar o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, após o político ter participado de uma manifestação pró-Palestina em Nova York. Na ocasião, ele pediu que soldados norte-americanos desobedecessem às ordens do presidente Donald Trump.

“Vamos revogar o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”, publicou o Departamento de Estado em sua conta no X (antigo Twitter).

Durante o protesto, em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), Petro defendeu a criação de uma força armada global com a prioridade de libertar os palestinos. “Essa força precisa ser maior do que a dos Estados Unidos”, disse.

O presidente colombiano também afirmou:

“É por isso que, daqui de Nova York, peço a todos os soldados do exército dos Estados Unidos que não apontem suas armas para o povo. Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade.”

A agência Reuters não conseguiu confirmar se Petro ainda permanecia em Nova York. Nem o gabinete da Presidência da Colômbia, nem o Ministério das Relações Exteriores responderam aos pedidos de comentário.

Conflito em Gaza na ONU

Petro, primeiro presidente de esquerda da Colômbia e crítico da ofensiva de Israel em Gaza, já havia atacado Trump em discurso na Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (23). Na ocasião, ele:

  • acusou o líder norte-americano de ser “cúmplice de genocídio”
  • e defendeu a abertura de processos criminais contra os EUA por ataques com mísseis a barcos suspeitos de tráfico de drogas no Caribe.

No mesmo evento, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou países ocidentais que reconheceram o Estado palestino — como França, Reino Unido, Austrália e Canadá. Segundo ele, esse gesto “passa a mensagem de que assassinar judeus compensa”.

Israel iniciou sua ofensiva em Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e 251 pessoas sequestradas. Desde então, mais de 65 mil palestinos foram mortos e toda a população do território foi deslocada, de acordo com autoridades de saúde locais.

Especialistas em direitos humanos afirmam que a situação caracteriza genocídio, acusação rejeitada por Israel, que afirma agir em legítima defesa.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, não conseguiu viajar a Nova York porque os EUA negaram seu visto. Ele discursou por vídeo e alegou que a proibição viola o acordo de 1947, que obriga Washington a garantir acesso de diplomatas estrangeiros à sede da ONU. O governo norte-americano alega que pode barrar vistos por razões de segurança, extremismo ou política externa.

Relação difícil entre Petro e Trump

Os EUA são o principal parceiro comercial da Colômbia e aliado estratégico no combate ao narcotráfico. Mas a relação entre os dois países ficou estremecida após o retorno de Trump à Casa Branca, em janeiro.

Logo no início do novo mandato, Petro se recusou a aceitar voos militares com deportados colombianos, parte da política de imigração de Trump. Ele afirmou que seus cidadãos estavam sendo tratados como criminosos, mas voltou atrás após pressões: os dois governos ameaçaram impor tarifas e os EUA cancelaram agendamentos de vistos para colombianos.

Neste mês, Trump incluiu a Colômbia na lista de países que, segundo Washington, não cumprem acordos de combate às drogas — responsabilizando a liderança política colombiana.

Petro assumiu a presidência em 2022 prometendo acordos com grupos armados, mas no ano passado anunciou uma estratégia de intervenção social e militar em regiões produtoras de coca. Até agora, a iniciativa não teve resultados expressivos.

Fonte: Reuters – 27/09/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares