terça-feira, setembro 16, 2025
InícioMUNDOExplosão de viagens depois da pandemia leva cidades europeias a agir contra...

Explosão de viagens depois da pandemia leva cidades europeias a agir contra o turismo em massa

Veneza, na Itália, se tornou a primeira grande cidade do mundo a cobrar pela entrada. Já o prefeito de Barcelona, na Espanha, anunciou que vai proibir aluguéis por temporada para combater a falta de moradias.

pandemia do coronavírus produziu mais uma consequência tardia: aumentou a lista de cidades europeias que adotaram regras para tentar controlar o fluxo avassalador de turistas depois do auge da crise sanitária.

O turismo de massa na Europa pode estar entrando em agonia. Agora é Barcelona que se revolta. O prefeito anunciou que vai proibir aluguéis por temporada para combater a falta de moradias. Essa medida, segundo a associação de proprietários, não vai resolver a crise. Os aluguéis, em geral, aumentaram quase 70% na última década. Mas, de acordo com a associação, os de curto prazo representam apenas 1% de todas as unidades.

Veneza vem tentando de todas as maneiras evitar ser devorada pelo turismo de massa. A cidade flutuante recebeu, em 2023, 20 milhões de turistas em uma área de 5 km² e que conta com 49 mil leitos turísticos. Veneza se tornou a primeira grande cidade do mundo a cobrar pela entrada – cinco euros – quase R$ 30.

Também na Itália, o parque das Cinco Terras, na Ligúria, formado por cinco vilas de pescadores, está determinado a garantir que a área não seja inundada por levas de turistas. O parque vai cobrar ingresso para famosa passarela costeira conhecida como o Caminho do Amor. Haverá visitas com horários determinados e vagas limitadas. O preço ainda não foi estabelecido.

2023 foi um ano recorde para o turismo italiano com 70 milhões de visitantes estrangeiros. Bom para os cofres do país, mas não tão bom para os cobiçados monumentos – como o Pantheon – que lutam para encontrar um equilíbrio entre as recompensas econômicas e os enormes fluxos de turistas.

Fonte: Jornal Nacional – 24/06/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares