quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioMUNDOExtrema-direita vence eleição na Áustria

Extrema-direita vence eleição na Áustria

Eleitores austríacos elegem o FPÖ, partido de extrema-direita, em vitória histórica. Imigração e economia dominam a campanha. Coalizão governamental é necessária.

Neste domingo, dia 29, os eleitores austríacos deram ao Partido da Liberdade (FPO), de extrema-direita, a sua primeira vitória nas eleições gerais, de acordo com as sondagens à boca-de-urna, ilustrando o apoio crescente aos partidos de extrema-direita na Europa, alimentado pelas preocupações com os níveis de imigração.

O FPÖ, eurocéptico e amigo da Rússia, manteve durante meses uma ligeira vantagem nas sondagens de opinião sobre o conservador Partido Popular Austríaco (OVP), do chanceler Karl Nehammer, numa campanha dominada pela imigração e pelas preocupações com “a economia”. Liderado por Herbert Kickl, 55 anos, o FPÖ deverá obter 29,1% dos votos, à frente do ÖVP, com 26,2%, e dos sociais-democratas de centro-esquerda, com 20,4%, segundo uma projeção do instituto de investigação ORF Forecast. . . após o término da votação.

Uma projecção separada do instituto de sondagens Arge Wahlen também coloca o FPÖ em primeiro lugar, vencendo por uma margem maior do que a última sondagem mostrou. O partido, porém, terá que formar uma coalizão governamental caso o presidente do país solicite. “O que está em jogo é se o FPO nomeará o chanceler ou não”, disse Kathrin Stainer-Haemmerle, professora de Ciência Política na Universidade de Ciências Aplicadas da Caríntia.

“Se isso acontecer, então tenho que dizer que o papel da Áustria na União Europeia seria significativamente diferente. Kickl disse muitas vezes que (o primeiro-ministro húngaro) Viktor Orbán é um modelo para ele e que ele o apoiará.”

Kickl, que este ano formou uma aliança com Orban, opõe-se à ajuda à Ucrânia e quer o levantamento das sanções contra a Rússia, argumentando que irão prejudicar mais a Áustria do que Moscovo. Num evento festivo em Viena, responsáveis ​​e activistas do FPÖ celebraram o anúncio da previsão eleitoral.

A vitória de Kickl pode ser de Pirro, já que ele é uma figura polarizadora, sob a qual outros líderes partidários se recusam a servir. Numa entrevista televisiva com o líder do FPÖ após a publicação dos rascunhos, Nehammer reiterou a sua oposição à formação de um governo com Kickl, sem descartar a cooperação com o FPÖ como partido. Observando que o seu partido venceu, Kickl disse que estava pronto para discutir a formação de uma coligação com todos os partidos.

Fonte: DOL, Terra – 29/09/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares