Hóspedes de resorts relatam isolamento e medidas de segurança; tempestade de categoria 5 pode afetar 1,5 milhão de pessoas na ilha.
O furacão Melissa, classificado como categoria 5, tocou o solo da Jamaica na tarde desta terça-feira (28), com ventos de até 298 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Especialistas alertam que a tempestade atravessará a ilha do sudeste ao norte e deve seguir em direção a Cuba, provocando chuvas intensas, ondas de até 8 metros e apagões.
Pelo menos quatro resorts da rede Sandals, incluindo Montego Bay, Negril e South Coast, estão na rota de Melissa. O Sandals Resort possui cerca de 1.000 hóspedes em suas propriedades na Jamaica, segundo o New York Times.
Nas redes sociais, hóspedes relataram medidas de isolamento e segurança adotadas pelos hotéis. Um casal hospedado no Sandals Negril afirmou que os quartos seriam fechados às 16h (horário local), com perda temporária de Wi-Fi e telefone, mas com acesso a sinal de satélite para emergências.
Em Montego Bay, hóspedes foram evacuados para o salão de festas do resort, considerado mais seguro por não ter janelas. Um relato no TikTok mencionou que o resort cobrou US$ 180 por pessoa por dia para estadias adicionais durante a tempestade. Ventos fortes e queda de destroços foram registrados.
Preparação e alerta
O furacão Melissa é considerado um dos mais poderosos já registrados na bacia do Atlântico. Meteorologistas apontam que pode ser a tempestade do século na Jamaica. Antes da chegada do furacão, três pessoas morreram devido a tempestades associadas à aproximação do sistema.
A Cruz Vermelha Internacional alerta para impacto massivo, com cerca de 1,5 milhão de pessoas, metade da população do país, potencialmente afetadas direta ou indiretamente.
Próximos passos
O furacão deve atravessar a ilha e se deslocar para Cuba ainda nesta terça-feira, mantendo risco de chuvas torrenciais, ventos fortes, ondas altas e apagões generalizados. Autoridades locais continuam monitorando a situação e reforçando orientações de segurança.
Fonte: Lucas Contente -28/10/2025


