segunda-feira, julho 28, 2025
InícioESPORTEGP da Bélgica: Piastri vence e amplia liderança; Bortoleto pontua, em 9º

GP da Bélgica: Piastri vence e amplia liderança; Bortoleto pontua, em 9º

Norris e Leclerc completam top 3 de corrida que começou com 1h20 de atraso por causa da chuva; apesar de mau tempo, prova seguiu estável

Superando o pole position Lando Norris após o safety car completar a largada do GP da Bélgica deste domingo, Oscar Piastri venceu pela primeira vez no tradicional Circuito de Spa-Francorchamps – e ainda impediu que o colega reduzisse a diferença no campeonato para um ponto. Charles Leclerc completou o pódio na prova que começou 1h20 mais tarde pela chuva, e Gabriel Bortoleto pontuou em nono lugar.

Piastri tomou a ponta do colega assim que a disputa foi autorizada, quando a chuva enfim cedeu. Os pilotos chegaram a dar quatro voltas atrás do safety car, mas o mau tempo não voltou a ser um problema pelo resto da prova. A disputa seguiu estável, mesmo que Lando tenha descontado cerca de 4s5 do companheiro nas últimas dez voltas.

Bortoleto, por sua vez, voltou a pontuar após alcançar o feito inédito na sua carreira no GP da Áustria: desta vez o brasileiro largou na décima colocação e, apesar de ter sido momentaneamente superado pelo colega da Sauber, Nico Hulkenberg, ele conseguiu recuperar a posição e terminou em nono. O calouro fatura mais dois pontos, somando a seis no Mundial de pilotos.

Gabriel Bortoleto no GP da Bélgica de Fórmula 1 — Foto: Steven Tee/LAT Images
Gabriel Bortoleto no GP da Bélgica de Fórmula 1 — Foto: Steven Tee/LAT Images

Piastri chegou a seis vitórias nesta temporada; antes com oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder Norris no Mundial, o australiano agora tem 16 a mais que o colega. Leclerc, por sua vez, conquistou seu quinto pódio de 2025; já seu colega da Ferrari, Lewis Hamilton recuperou-se indo de 18º a sétimo após largar do pit lane. O veterano, porém, ficou fora do top 4 em Spa pela primeira vez.

Oscar Piastri comemora a vitória no GP da Bélgica de F1 2025 — Foto: Ryan Pierse/Getty Images
Oscar Piastri comemora a vitória no GP da Bélgica de F1 2025 — Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Resultado

  1. OSCAR PIASTRI (McLaren) – 1h25min22s601
  2. LANDO NORRIS (McLaren) +3s415
  3. CHARLES LECLERC (Ferrari) +20s185
  4. MAX VERSTAPPEN (RBR) +21s731
  5. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +34s863
  6. ALEXANDER ALBON (Williams) +39s926
  7. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +40s679
  8. LIAM LAWSON (RB) +52s033
  9. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +56s434
  10. PIERRE GASLY (Alpine) +72s714
  11. OLIVER BEARMAN (Haas) +73s145
  12. NICO HULKENBERG (Sauber) +73s628
  13. YUKI TSUNODA (RBR) +75s395
  14. LANCE STROLL (Aston Martin) +79s831
  15. ESTEBAN OCON (Haas) +86s063
  16. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +86s721
  17. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +87s924
  18. CARLOS SAINZ (Williams) +92s024
  19. FRANCO COLAPINTO (Alpine) +95s250
  20. ISACK HADJAR (RB) +1 volta
Classificação final do GP da Bélgica — Foto: F1
Classificação final do GP da Bélgica — Foto: F1

A F1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 1 a 3 de agosto, com o GP da Hungria. A etapa é válida como a 14ª desta temporada; veja o calendário.

Momentos-chave

A largada

O começo da prova foi postergado em 1h20 devido ao mau tempo; a volta de apresentação foi abortada e os carros retornaram aos boxes, só tornando à pista a partir das 11h20 (no horário de Brasília). A direção de prova optou pela largada em movimento, conduzida pelo safety car – que permaneceu na pista por duas voltas.

Largada do GP da Bélgica da F1 2025 foi adiada por causa da chuva — Foto: Alex Bierens de Haan/Getty Images
Largada do GP da Bélgica da F1 2025 foi adiada por causa da chuva — Foto: Alex Bierens de Haan/Getty Images

Com isso, o pole Lando Norris deteve a liderança, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen. Gabriel Bortoleto manteve-se na décima colocação. Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Antonelli e Fernando Alonso, que largariam dos boxes por terem trocado componentes de seus carros, conseguiram se realinhar sem perder tanto tempo na pista. Todos calçavam pneus intermediários.

Carros atrás do safety car no início do GP da Bélgica da F1 2025 — Foto: Clive Rose - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Carros atrás do safety car no início do GP da Bélgica da F1 2025 — Foto: Clive Rose – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Disputa é liberada e Piastri assume a ponta

Quando o carro de segurança retornou aos boxes na volta 5, Piastri conseguiu a aproximação que precisava e passou Norris na reta Kemmel. Leclerc manteve-se na dianteira à frente de Verstappen. Essa foi a única mudança na classificação da prova após a saída do safety car; Bortoleto seguiu em décimo, a 1s8 de Liam Lawson, da RB.

Só na volta seguinte, a sexta, Sainz passou Stroll pelo 16º posto, assim como Hamilton; aí, Russell também superou Albon para assumir a quinta colocação. Na frente deles, Verstappen encostou em Leclerc, buscando uma aproximação que não se concretizaria nos giros seguintes. Charles ainda viu o rival chegar mais perto quando abriu demais na subida da Eau Rouge, na volta dez, mas nada mudou.

Entre as voltas 12 e 14, todos os pilotos passaram aos pneus slick (de pista seca): dos 20, 19 optaram pelos médios, exceto pelo vice-líder Norris, que foi com os compostos duros. Apesar de arriscar com a estratégia e de, no fim da prova, descontar 4s5 dos 8s de desvantagem para o companheiro, o inglês não conseguiu alcançá-lo.

Bortoleto briga por pontos

Até então estável na décima colocação, Bortoleto seguia na cola de Liam Lawson, mas freou demais quando o neozelandês errou e abriu caminho para Hulkenberg passá-lo.

Depois da rodada geral de troca de pneus entre os giros 13 e 14, o brasileiro aparecia atrás do companheiro de equipe; justificando estar com mais ritmo, pediu a inversão de posições, pedido que a Sauber negou de início mas acabou cedendo na volta 20.

Hamilton escala o grid

Apesar do contratempo de estar com um acerto na asa traseira para uma corrida com chuva com a pista já seca, Hamilton aproveitou a oportunidade no início da prova. De 18º, já aparecia em 15º após as três voltas sob bandeira verde; o veterano superou Lance Stroll, Carlos Sainz e Franco Colapinto.

No nono giro, o heptacampeão também ultrapassou Nico Hulkenberg e, no décimo, estava em 13º ao desbancar Pierre Gasly. O inglês foi o primeiro a ser chamado aos boxes na volta 12; Gasly, Hulkenberg e Alonso o seguiram na estratégia, adotando os pneus médios.

Após Piastri inaugurar a volta dos líderes e o resto do grid parar nos dois giros que sucederam, o inglês já era sétimo, posição na qual permaneceu até encostar em Albon a dez voltas para a bandeirada.

Pilotos param nas últimas voltas

Nos último 20 giros da prova, Hadjar, Sainz, Alonso, Antonelli e Hulkenberg fizeram uma segunda troca de pneus, ainda mantendo os slick.

Fonte: Redação ge — Spa-Francorchamps, Bélgica – 27/07/2025

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares