sexta-feira, setembro 26, 2025
InícioMUNDOHomem-bomba ataca igreja síria em Damasco durante missa

Homem-bomba ataca igreja síria em Damasco durante missa

Explosão atingiu a Igreja Mar Elias, no bairro de Dweila, na capital da Síria. Ataque é o primeiro do tipo no país em anos.

Um homem-bomba cometeu um atentado suicida neste domingo (22), detonando os explosivos que carregava dentro de uma igreja lotada na Síria, segundo informações da televisão estatal e de um observatório de monitoramento da guerra.

A explosão ocorreu em Dweil’a, nos arredores de Damasco, no momento em que fiéis rezavam dentro da Igreja Mar Elias.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, organização de monitoramento da guerra com sede no Reino Unido, o atentado deixou pelo menos 20 mortos e 52 feridos, segundo apurou a agência de notícias Reuters com autoridades locais de saúde e segurança.

Meios de comunicação locais afirmam que há crianças entre os atingidos, apontou a agência Associated Press.

Foi o primeiro atentado suicida em Damasco desde que Bashar al-Assad foi deposto por uma insurgência rebelde liderada por islâmicos em dezembro.

O Ministério do Interior da Síria afirmou que o homem-bomba era membro do Estado Islâmico. Ele entrou na igreja, abriu fogo e detonou seu colete explosivo, acrescentou um comunicado do ministério.

Equipes de segurança e socorristas correram para o local após a explosão. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma testemunha afirma que o homem-bomba entrou na igreja e abriu fogo contra os fiéis antes de acionar o colete explosivo que carregava.

O atentado ocorre em um momento delicado, em que Damasco — sob um regime islâmico de fato — tenta angariar o apoio das minorias religiosas. Enquanto o presidente Ahmad al-Sharaa enfrenta dificuldades para exercer autoridade plena sobre o território nacional, crescem as preocupações com a possível atuação de células adormecidas de grupos extremistas no país, ainda devastado pelos efeitos da guerra.

O presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, que liderou a ofensiva contra Assad antes de assumir o poder em janeiro para uma fase de transição, afirmou repetidamente que protegerá as minorias.

“Condenamos inequivocamente o abominável atentado terrorista suicida na Igreja Ortodoxa Grega Mar Elias, em Damasco, Síria”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores grego em um comunicado.

“Exigimos que as autoridades de transição sírias tomem medidas imediatas para responsabilizar os envolvidos e implementem medidas para garantir a segurança das comunidades cristãs e de todos os grupos religiosos, permitindo-lhes viver sem medo.”

O Estado Islâmico já havia atacado minorias religiosas, incluindo um grande ataque contra peregrinos xiitas em Sayeda Zainab em 2016 — um dos atentados mais notórios durante o governo de Assad.

Fonte: Redação g1 – 22/06/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares