terça-feira, setembro 16, 2025
InícioSAÚDEHPMV: OMS monitora infecção viral que tem sobrecarregado hospitais na China

HPMV: OMS monitora infecção viral que tem sobrecarregado hospitais na China

Organização Mundial da Saúde realiza operação juntamente ao governo chinês para monitorar avanço de casos de HPMV.

A China vive um momento delicado de saúde devido a uma alta nos casos do HPMV, o metapneumovírus humano. A infecção viral está lotando os hospitais do norte do país asiático e preocupa a Organização Mundial da Saúde, que está monitorando a situação no país.

A doença está afetando especialmente menores de 14 anos e gera preocupação devido a época do ano, uma vez que é inverno na China e há maior risco de espalhamento de doenças respiratórias.

O vírus causa sintomas parecidos com os da gripe, como febre, tosse e dificuldade para respirar. A doença conta com uma alta capacidade de transmissão e por isso, a OMS destaca a necessidade de redobrar a atenção a fim de que o surto do vírus não se espalhe para demais regiões do globo.

O aumento do número de casos do HPMV foi detectado graças a um sistema criado pela China durante a pandemia de COVID-19 a fim de monitorar doenças respiratórias com potencial pandêmico, como foi o caso da COVID e é o do HPMV.

A situação tem causado apreensão tanto pela sobrecarga nos hospitais quanto pelo efeito psicológico na população, ainda marcada pelas lembranças da pandemia de Covid-19. Para prevenir uma nova crise sanitária e controlar a disseminação do vírus, as autoridades internacionais seguem acompanhando o cenário de perto, enquanto os sistemas de saúde enfrentam o desafio de administrar o aumento no número de casos.

“Neste momento, estamos analisando os relatórios vindos da China e trabalhando com as autoridades locais para compreender a dinâmica do surto. Ainda é cedo para fazer qualquer comparação direta com a Covid-19, mas estamos atentos aos riscos”, declarou o representante da OMS à imprensa.

Embora seja uma situação preocupante e a OMS esteja realizando um monitoramento meticuloso, ainda é cedo para sugerir que talvez esse surto da doença possa se agravar. 

Fonte: Thyago Soares – 07/01/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares