terça-feira, setembro 16, 2025
InícioMUNDOIncêndios florestais afetam pontos turísticos do Tocantins; conheça lugares paradisíacos que foram...

Incêndios florestais afetam pontos turísticos do Tocantins; conheça lugares paradisíacos que foram atingidos pelo fogo

Incêndios em pontos turísticos intensificaram na primeira semana de setembro. Tocantins enfrenta o período de estiagem, com altas temperaturas e baixa umidade.

Diversos pontos turísticos do Tocantins estão em chamas. Nos últimos dias o fogo atingiu as proximidades das Dunas do Jalapão, Lagoa da Serra, Rio Azuis e até povoados em Mateiros. Somente na primeira semana de setembro, entre os dias 1ª e 5, foram registrados 1.432 focos de incêndio no estado.

A destruição da vegetação desses pontos preocupa pelo impacto que causa no meio ambiente e consequentemente no turismo ecológico no Tocantins.

Por causa das queimadas turistas de São Paulo tiveram que sair às pressas da Lagoa da Serra, em Rio da Conceição. A região chegou a ficar coberta por fumaça e quiosques foram destruídos. Segundo os bombeiros, o fogo foi controlado e ninguém se feriu.

Na última quarta-feira (4), os visitantes também foram surpreendidos com a proibição de turistas nas Dunas do Jalapão, devido aos incêndios florestais que aconteceram nas proximidades, na Serra do Espírito Santo. O local foi reaberto neste sábado (7), após o controle das chamas.

Conheça os pontos turísticos do Tocantins afetados pelos incêndios:

Dunas do Jalapão

As Dunas fazem parte do Parque Estadual do Jalapão, que é uma área de preservação administrada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A área é composta por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura. O local é bastante procurado pelos visitantes que buscam aproveitar o pôr-do-sol.

Dunas do Jalapão fazem parte de um ecossistema delicado — Foto: xx/Naturatins/Divulgação
Dunas do Jalapão fazem parte de um ecossistema delicado — Foto: xx/Naturatins/Divulgação

A alta temporada no Parque acontece entre os meses de maio e agosto. Em julho deste ano, cerca de 8,5 mil pessoas visitaram as dunas. Segundo o estado, o total de visitantes foi maior do que a de 2023, se comparado ao mesmo período, quando 7 mil turistas passaram pelas Dunas.

Quem busca curtir os principais pontos turísticos pode aproveitar os pacotes de agências que variam entre R$ 2.200 a R$ 8.480.

Lagoa da Serra

Lagoa da Serra é um dos atrativos das Serras Gerais — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera
Lagoa da Serra é um dos atrativos das Serras Gerais — Foto: Kaliton Mota/TV Anhanguera

A atração fica a 212 km de distância de Palmas. Por causa das água cristalinas a paisagem no fundo é espelhada nas águas. Os visitantes aproveitam a lagoa com uma visão privilegiada das serras.

Na região há quiosques de madeira e áreas de camping. Para chegar na lagoa os turistas podem ir pela rodovia TO-476.

Rio Azuis

Rio Azuis, em Aurora do Tocantins — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins
Rio Azuis, em Aurora do Tocantins — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

O rio tem aproximadamente 147 metros de extensão e fica entre as cidades de Aurora do Tocantins e Taquatinga, no sudeste do estado. O local que conta com águas cristalinas e mornas chama atenção de turistas brasileiros e do exterior.

Segundo o Ministério do Turismo, o rio é considerado o menor da América Latina e o terceiro menor do mundo.

Nesta quinta-feira (5) os bombeiros informaram que foram chamados na região de Rio Azuis para conter incêndios. Eles iniciaram o combate às chamas na madrugada, por volta de 1h e continuam monitorando o local.

Mateiros

Todos os anos em Mateiros é realizada a Festa da Colheita do Capim Dourado, no povoado de Mumbuca. O capim é um dos principais elementos da economia local e renda de centenas de famílias.

Peças de capim dourado vendidas na comunidade quilombola Mumbuca — Foto: Vilma Nascimento/g1
Peças de capim dourado vendidas na comunidade quilombola Mumbuca — Foto: Vilma Nascimento/g1

Nas mãos das artesãs, o capim se transforma em bolsas, brincos, sandálias, vasos e diversos objetos. Os artesanatos são vendidos na própria comunidade e revendidos em vários estados e até mesmo fora do país.

No ano passado, uma área de capim dourado equivalente a três campos de futebol foi queimada durante um incêndio, que aconteceu antes do período de colheita.

Fonte: Stefani Cavalcante, g1 Tocantins – 07/09/2024 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares