quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioESPORTEJoão Fonseca perde para 11º do mundo em Miami e encerra melhor...

João Fonseca perde para 11º do mundo em Miami e encerra melhor campanha da carreira

Brasileiro é derrotado por Alex De Minaur e para na terceira rodada do Masters 1000

Tênis fora do pé, bronca na torcida e defesas cinematográficas: o duelo entre João Fonseca e Alex De Minaur, nesta segunda-feira (24), no Miami Open, teve de tudo. No entanto, nada disso ofuscou o espetáculo exibido pelo brasileiro, que lutou até o fim diante do número 11 do mundo, mas acabou sendo derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 5/7 e 3/6, em 2h31 de jogo.

Com o resultado, o brasileiro encerra a melhor campanha de sua carreira até o momento. Essa foi a primeira vez em que Fonseca chegou à terceira rodada de um torneio de nível Masters 1000. O tenista carioca garantiu também o salto no ranking em tempo real da ATP, pulando da 60ª para a 58ª posição. De Minaur, por sua vez, volta ao top 10, desbancando Daniil Medvedev e subindo do 11º para o 10º lugar.

O Jogo

João começou o jogo escolhendo receber a bola, sabendo que De Minaur é líder em devoluções na ATP. O brasileiro começou atrás no placar, com a confirmação do serviço de De Minaur. No entanto, Fonseca se recuperou rapidamente, forçando o saque e os erros do rival e empatando. O australiano acelerou para ganhar o ponto de saque e passou à frente. Com uma bola fora do adversário, ficou tudo igual novamente. De Minaur caprichou no saque e confirmou sem deixar o brasileiro pontuar.

De Minaur fez uma belíssima devolução, mas João se adiantou e finalizou o ponto com um smash indefensável, deixando o placar em 3/3. Os dois confirmaram seus serviços, chegando a 4/4. João quase conseguiu a quebra, mas De Minaur sustentou a liderança, já que começou sacando. Com uma arrancada, o brasileiro conseguiu a quebra determinante para tomar o controle da partida em 6/5. Com uma bola fora do australiano, o primeiro set foi de Fonseca, em 7/5.

João Fonseca no Miami Open — Foto: Divulgação/ATP
João Fonseca no Miami Open — Foto: Divulgação/ATP

O segundo set começou em clima de tensão. De Minaur se viu próximo a sofrer a quebra, mas garantiu a vantagem e fechou o primeiro game. Com uma bola na rede, João sofreu a primeira quebra. O australiano confirmou seu serviço e abriu 3/0. O brasileiro voltou ao jogo e fez um game de saque. Em seguida, devolveu a quebra ao rival e fechou mais um, deixando o placar empatado em 3/3 e levando a torcida à loucura.

O árbitro precisou pedir silêncio ao público que não se conteve com a arrancada do brasileiro, que teve o break point, mas acabou se atrapalhando ao ficar sem o tênis no pé. O australiano confirmou e João fez o mesmo, sem deixar o adversário pontuar. Novamente com o break point, Fonseca lutou, mas o rival fez uma defesa inacreditável e garantiu seu game. João empatou mais uma vez e Alex confirmou seu serviço e ainda quebrou o brasileiro em 7/5.

Alex De Minaur em ação pelo Miami Open — Foto: Rich Storry/Getty Images
Alex De Minaur em ação pelo Miami Open — Foto: Rich Storry/Getty Images

João voltou com mudança de postura em quadra e conseguiu a quebra já de início, com dupla falta do rival e uma bola fora. No game seguinte, não deu chance ao rival australiano e confirmou o serviço com dois aces seguidos. De Minaur colou no placar, confirmando seu serviço e devolvendo a quebra. Em uma arrancada fenomenal, o australiano fechou mais dois games seguidos, quebrando Fonseca novamente, em 4/2.

O tenista carioca se reergueu, voltou de um rápido “apagão” em quadra para fechar mais um game, sorriu e pediu o apoio da torcida. Na luta até o fim, o brasileiro acabou sendo superado por De Minaur, por 6/3.

Fonte: Redação do ge — Miami, EUA – 24/03/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares