sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioECONOMIALula não desafia EUA, mas diz que Brasil não é “republiqueta” ao...

Lula não desafia EUA, mas diz que Brasil não é “republiqueta” ao falar de tarifaço

Presidente critica imposição de tarifas por Trump e diz que Brasil precisa negociar em igualdade de condições no comércio internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (3) que o Brasil não deve abrir mão de buscar uma alternativa ao dólar como moeda de referência no comércio internacional. A declaração foi feita durante discurso na convenção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília, em resposta ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a 36% das exportações brasileiras.

“Eu não vou abrir mão de achar que a gente precisa procurar construir uma moeda alternativa para que a gente possa negociar com os outros países. Eu não preciso ficar subordinado ao dólar”, disse Lula.

Embora o governo norte-americano não tenha mencionado oficialmente a proposta de substituição do dólar como motivo para as tarifas, analistas apontam que a discussão sobre uma nova moeda dentro do bloco dos Brics está entre as razões da retaliação adotada pelo presidente Donald Trump. Durante a Cúpula do Brics, realizada em julho no Rio de Janeiro, Trump criticou o grupo e prometeu retaliar países que tentarem abandonar o dólar nas transações comerciais.

Lula reforçou que o Brasil não busca confronto com os EUA, mas que não aceitará pressões políticas como justificativa para sanções econômicas. “Os EUA são muito grande, é o país mais bélico do mundo, é o país mais tecnológico do mundo, é o país com a maior economia do mundo. Tudo isso é muito importante. Mas nós queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Nós temos interesses econômicos e estratégicos. Nós queremos crescer. E nós não somos uma republiqueta”, afirmou.

O presidente também fez referência às críticas dos EUA ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, apontando que motivações políticas não devem ser usadas para penalizar economicamente o país. “Tentar colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável”, disse.

Relações diplomáticas e negociações

Apesar das críticas, Lula afirmou que o Brasil segue aberto ao diálogo com os EUA. Ele destacou que a dependência econômica brasileira em relação ao país norte-americano diminuiu ao longo dos anos, mas reforçou a importância de manter as relações diplomáticas, que já duram mais de dois séculos.

“O Brasil hoje não é tão dependente como já foi dos Estados Unidos. O Brasil tem uma relação comercial muito ampla no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico. Mas, obviamente, que eu não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os Estados Unidos, que já dura 201 anos”, afirmou.

O governo brasileiro já iniciou conversas com autoridades norte-americanas. Segundo o presidente, propostas de negociação foram apresentadas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

“Vamos dizer o seguinte, ‘olha, quando quiser negociar, as propostas estão na mesa. Aliás, já foram apresentadas propostas pelo [vice-presidente] Alckmin e pelo [ministro das relações exteriores] Mauro Vieira. Então, é simplesmente isso”, afirmou Lula.

Na última sexta-feira (1º), Donald Trump sinalizou disposição para conversar diretamente com o presidente brasileiro. A Secretaria do Tesouro dos EUA também entrou em contato com o Ministério da Fazenda para dar início às negociações.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo brasileiro deve anunciar nos próximos dias um pacote de medidas emergenciais, incluindo linhas de crédito, para apoiar as empresas atingidas pelo tarifaço norte-americano.

Fonte: Rafael Miyake, Agência Brasil – 03/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares