sábado, setembro 27, 2025
InícioMUNDOMangueirão fica lilás em homenagem à Lei Maria da Penha

Mangueirão fica lilás em homenagem à Lei Maria da Penha

No aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, ato simbólico integra a campanha Agosto Lilás e reforça compromisso do Pará no combate à violência contra a mulher.

Na noite em que a cidade já se preparava para dormir, o Mangueirão ganhou novas cores. O roxo suave que iluminou suas arquibancadas e torres não foi escolhido ao acaso: era o lilás da esperança, do enfrentamento e da memória de uma lei que transformou a luta contra a violência de gênero no Brasil.

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, em Belém, foi iluminado nesta quinta-feira (7) como parte das ações do Governo do Estado na campanha Agosto Lilás. A homenagem marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, um dos marcos mais importantes na proteção das mulheres brasileiras. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e busca reforçar a função dos espaços esportivos como locais de cidadania, conscientização e inclusão.

“A iluminação lilás no Mangueirão é mais do que uma homenagem, é um símbolo do nosso compromisso com a luta pelo fim da violência contra a mulher. Celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha é reafirmar a importância desse instrumento de proteção e respeito às mulheres. Fazer este ato simbólico é contribuir com uma mensagem de conscientização por meio do esporte e dos nossos equipamentos públicos”, afirmou o titular da Seel, Cássio Andrade.

Luzes lilás no Mangueirão simbolizam o compromisso do Pará com a proteção das mulheres e a conscientização sobre a Lei Maria da Penha.
📷 Luzes lilás no Mangueirão simbolizam o compromisso do Pará com a proteção das mulheres e a conscientização sobre a Lei Maria da Penha. |Patric Júnior/Agência Pará

EMOÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

O gesto emocionou quem trabalha diariamente no estádio. Para Carmem de Paula, assessora da Diretoria de Eventos e Marketing da Seel, a ação reforça a urgência da mobilização social. “Hoje me senti emocionada e com um sentimento de força na alma ao ver a foto do Mangueirão iluminado de lilás. Como ativista do movimento, esse ato representa muito para todas as mulheres. Quanto mais consciência a sociedade tiver, mais empoderamento teremos. Apesar dos avanços, a lei sozinha não consegue mudar o cenário de violência, sendo necessário um trabalho de conscientização e mudança cultural”, disse.

O diretor do Mangueirão, Maurício Bororó, também destacou o valor simbólico da homenagem: “Esse ato simbólico representa a luta e o enfrentamento contra a violência doméstica, sexual, verbal e física contra as nossas mulheres, mães e filhas. E ver o Mangueirão todo lilás me emociona.”

AGOSTO LILÁS

A campanha Agosto Lilás atua na conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, abordando diferentes tipos de agressão – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial – e divulgando canais de denúncia, como o Ligue 180, serviço gratuito e sigiloso disponível 24 horas, e o aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Criada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha prevê medidas protetivas e tipifica as várias formas de violência de gênero. A iluminação especial do Mangueirão, que começou às 18h e seguiu até 1h desta sexta-feira (8), foi um lembrete visual de que a luta pela igualdade e pelo respeito ainda precisa ser iluminada todos os dias.

Fonte: Sales Coimbra, Agência Pará – 08/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares