sexta-feira, setembro 26, 2025
InícioMUNDOMilei promove criptomoeda em post, faz valor subir e colapsar em seguida;...

Milei promove criptomoeda em post, faz valor subir e colapsar em seguida; presidente argentino pode ser alvo de investigação

Economistas, especialistas e políticos da oposição criticaram Milei e apontaram que ativo digital poderia ser uma fraude. Presidente se justificou, dizendo que “não estava ciente dos detalhes do projeto”. Após valor da criptomoeda colapsar, ele apagou o post.

O presidente da Argentina, Javier Milei, promoveu na sexta-feira (14) em um post na rede social X, um projeto baseado no investimento da criptomoeda $LIBRA para financiar pequenas empresas, fazendo seu valor disparar. Horas depois, contudo, ele recuou e decidiu “não continuar difundindo” a ação por conta do colapso da criptomoeda.

O presidente pode ser alvo de investigação do Congresso argentino por conta da publicação.

“Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois que tomei conhecimento, decidi não continuar difundindo-o”, explicou Milei depois da meia-noite em sua conta no X, e após excluir a publicação em que apoiava o projeto chamado “Viva La Libertad Project”.

O anúncio original do presidente ultraliberal, com um link para a iniciativa e uma imagem reproduzida na imprensa local, afirmava que a criptomoeda era “um projeto privado” dedicado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e empreendimentos argentinos”.

“O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”, encerrou ele com o nome do token, uma unidade de valor digital baseada na tecnologia blockchain sem valor em moeda real.

Economistas e especialistas no universo cripto da Argentina, assim como vários políticos da oposição, rapidamente criticaram Milei e apontaram que esse ativo digital poderia ser uma fraude.

“O Presidente da Nação acaba de lançar publicamente uma fraude global (grosseira e óbvia). E nada vai acontecer”, reagiu Javier Smaldone, especialista em informática e influenciador digital conhecido por denunciar esquemas de pirâmide, minutos depois no X.

De acordo com Smaldone e outros especialistas em finanças digitais, como a revista de mercados de capitais “The Kobeissi Letter”, cerca de 80% do ativo $LIBRA estava nas mãos de poucas pessoas antes do apoio de Milei.

Depois da publicação do presidente, seu valor cresceu exponencialmente, de décimos a um pico de US$ 4.978 (cerca de R$ 28.512). Os detentores originais da $LIBRA começaram a vender a criptomoeda com lucro de milhões, mas o valor do ativo despencou logo em seguida.

A manobra é conhecida no trading digital como uma “puxada de tapete”.

Presidente pode ser investigado

Líderes da oposição denunciaram o ocorrido, como o senador da UCR (centro) Martín Lousteau, que declarou em sua conta no X que “esta é a segunda vez que, como funcionário, [Milei] anuncia ativos do mundo das criptomoedas que acabam sendo uma fraude”.

Em 2021, o então deputado e agora presidente promoveu a plataforma CoinX, que oferecia lucros de 8% ao mês em dólares e agora também está sendo investigada por suposta fraude.

Para o deputado da Coalizão Cívica Maximiliano Ferraro, o que aconteceu com a $LIBRA “foi uma manobra especulativa que poderia ser alavancada no poder político do Presidente e no uso de informações privilegiadas”.

O Congresso “deveria criar uma comissão especial de investigação” para “esclarecer os fatos e determinar as responsabilidades”, considerou.

Fonte: Por France Presse – 15/02/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares