quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioMUNDOMorre Francisco Pinto Balsemão, empresário e ex-primeiro-ministro de Portugal, aos 88 anos

Morre Francisco Pinto Balsemão, empresário e ex-primeiro-ministro de Portugal, aos 88 anos

Empresário fundou o ‘Expresso’, semanário que ganhou destaque durante a redemocratização do país, nos anos 1970, e também a SIC, primeira TV privada de Portugal. Esteve à frente do governo entre 1981 e 1983.

O empresário e ex-primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão morreu nesta terça-feira (21), aos 88 anos.

Nascido em Lisboa, em 1º de setembro de 1937, começou a trabalhar desde cedo na imprensa, assumindo o cargo de secretário de redação do “Diário Popular” em 1963. Dez anos depois, em 1973, fundaria o semanário “Expresso”, um dos principais da mídia de Portugal, que ganharia destaque durante a redemocratização do país. Ele também criou o canal SIC, o primeiro privado do país.

Em paralelo, Pinto Balsemão entrou no cenário político português em 1969, tornando-se deputado ainda sob o Estado Novo, durante o governo ditatorial de Marcelo Caetano (1968-1974). Naquela época, destacou-se como parte da Ala Liberal, que pedia reformas ante a linha-dura do regime.

Após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, fundou o Partido Popular Democrático, atual Partido Social Democrata (PPD/PSD), ao lado de Francisco Sá Carneiro, e fez parte da Assembleia Constituinte, que redigiu a Constituição de 1976, em vigor até hoje no país.

Francisco Balsemão, fundador da emissora portuguesa SIC; ele fez discurso em que homenageou Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo — Foto: Reprodução
Francisco Balsemão, fundador da emissora portuguesa SIC; ele fez discurso em que homenageou Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo — Foto: Reprodução

Quando Sá Carneiro se tornou primeiro-ministro, em janeiro de 1980, Pinto Balsemão foi indicado para o cargo de ministro de Estado Adjunto.

O governo acabou, no entanto, de forma trágica, em dezembro daquele mesmo ano, com a morte de Sá Carneiro em um acidente aéreo. Pinto Balsemão ascendeu ao cargo de primeiro-ministro em janeiro de 1981, após um breve período de comando interino da Casa.

Governo

Francisco Pinto Balsemão — Foto: Rob Croes/Anefo - Nationaal Archief
Francisco Pinto Balsemão — Foto: Rob Croes/Anefo – Nationaal Archief

Durante seu período como primeiro-ministro, Pinto Balsemão participou de negociações que abriram caminho para a adesão do país à Comunidade Europeia, atual União Europeia.

Foi também sob seu governo que houve a Primeira Revisão Constitucional, que fez reformas liberalizantes e extinguiu o Conselho da Revolução em prol de um Tribunal Constitucional.

Ele deixou o cargo em junho de 1983, sucedido pelo socialista Mário Soares.

Televisão

Em 1992, de volta à carreira empresarial, Pinto Balsemão funda a SIC (Sociedade Independente de Comunicação) primeiro canal de TV privado de Portugal. A SIC Notícias, primeiro canal jornalístico português, inicia as transmissões em 2001.

“Francisco Pinto Balsemão representou a convergência entre o jornalismo, a iniciativa empresarial e a política pública. A sua visão consistiu em fomentar a liberdade de informação, modernizar os meios de comunicação social e contribuir para a consolidação da democracia portuguesa”, diz o Expresso, no texto que noticia a morte de seu fundador.

“O legado de Francisco Pinto Balsemão permanecerá inscrito na História de Portugal, atravessando décadas de transformação política, social e mediática. Entre a dedicação ao jornalismo e a paixão pela liberdade, soube cultivar um sentido de missão assente no rigor e no ‘direito a informar e a ser informado'”, afirma o site da SIC Notícias.

Em um seminário promovido na capital portuguesa, em 2023, Balsemão fez uma homenagem ao jornalista Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo.

“Minhas relações com o Brasil são fortes e variadas. Uma delas criou-se e cimentou-se através de Roberto Marinho. Era um homem notável. Criou, com seus próprios meios, a Fundação Roberto Marinho, que ainda hoje procura contribuir para o encontro de soluções para problemas que atingem a sociedade brasileira”, disse, lembrando que a Globo foi uma das primeiras acionistas da SIC.

Fonte: Redação g1 – 21/10/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares