terça-feira, julho 1, 2025
InícioESPORTEMorre Wanda dos Santos, segunda brasileira negra a disputar Olimpíadas e maior...

Morre Wanda dos Santos, segunda brasileira negra a disputar Olimpíadas e maior medalhista do Troféu Brasil de Atletismo

Ex-atleta paulistana tinha 93 anos e estava internada desde o dia 25; velório será nesta terça (1º) às 10h.

Mulher paulistana, Wanda dos Santos, segunda brasileira negra a representar o país nos Jogos Olímpicos, morreu nesta segunda-feira (30) na mesma cidade em que nasceu, aos 93 anos.

Seu velório está marcado para esta terça (1º), das 10h às 14h, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, Zona Leste da capital.

Wanda havia sido internada na última quarta-feira (25) por complicações da diálise. Não resistiu a uma infecção sanguínea com um quadro de desidratação severa.

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBat), definiu Wanda dos Santos como “uma lenda, faz parte da história do atletismo nacional”.

Não faltam argumentos para essa definição. Além das Olimpíadas de 1952, em Helsinque, quando quebrou o recorde sul-americano da corrida de 80 metros com barreiras, Wanda também disputou os Jogos de Roma, em 1960, nos quais foi a única mulher entre os atletas brasileiros.

Nos Jogos Pan-Americanos, ganhou quatro medalhas, três de bronze – no salto, no Pan de 1951; nos 80 m com barreiras, no Pan da Cidade do México, em 1955, e no de São Paulo, em 1963 – e uma de prata – no Pan de Chicago, também na corrida de 80 m com barreiras, em 1959.

Wanda foi a maior medalhista do Troféu Brasil de Atletismo, conquistando 48 ouros entre 1946 e 1966, em diversas modalidades.

Em nota de pesar, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ressaltou que a memória de Wanda dos Santos “permanecerá viva na história olímpica brasileira, inspirando futuras gerações de atletas”.

Registro de Wanda dos Santos no departamento de atletismo do São Paulo FC — Foto: Reprodução
Registro de Wanda dos Santos no departamento de atletismo do São Paulo FC — Foto: Reprodução

O São Paulo FC, que Wanda defendeu, também se manifestou por sua morte. O texto que a homenageia, publicado no site do clube, lembra que ela, antes de se dedicar ao atletismo, praticou voleibol, handebol e basquetebol.

Fonte: Redação g1 SP — São Paulo – 30/06/2025 

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares