terça-feira, setembro 16, 2025
InícioSAÚDEMortes por doença misteriosa disparam e superam Covid em 10x

Mortes por doença misteriosa disparam e superam Covid em 10x

Com 60 mortes e mais de mil infectados, a OMS investiga surto em crescimento no noroeste do país africano

Uma doença misteriosa e letal continua a se espalhar rapidamente na República Democrática do Congo, gerando crescente preocupação entre autoridades e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Iniciado com 53 mortes e 419 infectadoso surto aumentou drasticamente. Nesta quinta-feira (27), o número de vítimas fatais subiu para 60 e o total de infectados passou de mil, alcançando 1.096 casos confirmados nas aldeias de Bolomba e Basankusu, no noroeste do país.

A situação é alarmante, com uma taxa de mortalidade de 12,3%, o que representa uma taxa quase 10 vezes maior do que a observada no início da pandemia de Covid-19.

A OMS, que acompanha o surto de perto, está intensificando esforços para entender melhor o padrão da doença e suas causas, enviando equipes de resposta rápida para investigar e fornecer apoio.

A doença apresenta uma série de sintomas graves, como febre, dor de cabeça, calafrios, rigidez no pescoço, dores musculares, sangramentos nasais, tosse, vômitos e diarreia. As autoridades locais acreditam que o surto possa ter se originado em Boloko, após três crianças consumirem carne de um morcego morto em 21 de janeiro.

Embora as primeiras análises laboratoriais tenham descartado o vírus Ebola e o vírus Marburg, a malária apareceu como uma possível causa, com muitos dos infectados testando positivo para a doença. No entanto, a investigação continua, e amostras de alimentos e água estão sendo analisadas em busca de toxinas.

O risco de propagação da doença é uma preocupação crescente. Especialistas, como Dra. Zania Stamataki, professora associada de imunologia viral, alertam que o surto pode se espalhar para outros países, dada a falta de conhecimento sobre como a infecção é transmitida. A vigilância constante é essencial para identificar casos rapidamente e evitar que a doença se alastre ainda mais.

A OMS está fornecendo apoio médico de emergência e ampliando os esforços de prevenção, enquanto as autoridades locais tentam conter o avanço do surto. O aumento significativo no número de infectados e mortos torna a situação cada vez mais grave, colocando uma pressão ainda maior sobre o sistema de saúde já fragilizado do país.

Fonte: Alexandre Nascimento, ND+ – 28/02/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares