quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioMUNDONo Dia do Soldado, Lula entrega medalha do Exército a Bia Souza,...

No Dia do Soldado, Lula entrega medalha do Exército a Bia Souza, campeã olímpica no judô

Guilherme Schmidt e Natália Araújo, medalhistas de bronze em Paris, também receberam a distinção. Homenageados integram programa de atletas de alto rendimento do Exército.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta quinta-feira (22), em Brasília, a Medalha do Exército Brasileiro à judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris. Bia conquistou o ouro na categoria para atletas acima de 78 quilos e o bronze na disputa por equipes.

Lula também entregou à homenagem ao judoca Guilherme Schmidt e à jogadora de vôlei Natália Araújo, a Natinha, que ganharam medalhas de bronze na França. Bia, Schmidt e Natália integram o programa de atletas de alto rendimento do Exército e têm a patente de terceiro-sargento.

Os medalhistas olímpicos participaram da cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, no quartel-general do Exército, em Brasília, que reuniu militares, autoridades, ministros do governo federal e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto BarrosoAlexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

A Medalha Exército Brasileiro, criada em 2016, reconhece a atuação de civis, militares e instituições que prestaram serviços considerados relevantes para o Exército.

Após o evento, Beatriz Souza falou com a imprensa e destacou a importância do programa do Exército na sua vida. Segundo ela, participar da iniciativa a ajudou a focar no esporte.

Ela também disse que Lula a agradeceu pela conquista e a parabenizou ao entregar a medalha (veja vídeo abaixo).

No X, antigo twitter, o presidente Lula destacou o orgulho dos atletas brasileiros em uma mensagem.

“Tive a honra de condecorar nossos medalhistas olímpicos Beatriz Souza e Guilherme Schimidt, do judô, e Natália Pereira, do vôlei, neste Dia do Soldado. Orgulho dos nossos atletas que lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil”, escreveu.

Atuação dos soldados

Durante a cerimônia, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, leu uma ordem do dia alusiva ao Dia do Soldado. Na mensagem, ele destacou os trabalhos realizados pelos militares e citou restrições orçamentárias.

Paiva mencionou a atuação de soldados em ações contra o garimpo e de proteção aos yanomami, no combate às queimadas no Pantanal, no socorro aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul e na proteção da faixa de fronteira.

“Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que atingem a todos”, declarou.

“Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e de mais mísseis, meios militares imprescindíveis, que foram adquiridos de forma responsável e transparente e foram agregados à dotação de material da Força, aumentando nossa capacidade de cumprimento de missão”, acrescentou.

O comandante frisou em mais de um momento a missão do Exército de cumprir suas funções constitucionais e afirmou que os ” verdadeiros soldados” atuam pelo exemplo.

“Esses são os soldados que o País quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição”, declarou.

Fonte: Guilherme Mazui, g1 — Brasília – 22/08/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares