quinta-feira, outubro 2, 2025
InícioMUNDOPaíses europeus desafiam Putin e falam em enviar tropas para Ucrânia

Países europeus desafiam Putin e falam em enviar tropas para Ucrânia

Aliados da Ucrânia discutem envio de tropas após a guerra, desafiando condições de Putin para a paz. Entenda as implicações dessa decisão.

A Coalizão dos Dispostos (Coalition of the Willing) anunciou neste domingo (17) a intenção de enviar tropas para a Ucrânia após o fim da guerra. A medida, que tem como objetivo garantir a segurança do país liderado por Volodymyr Zelensky, vai de encontro às exigências da Rússia, que condiciona a paz ao enfraquecimento militar ucraniano.

O comunicado foi divulgado após uma reunião virtual entre os países membros da coalizão, ocorrida um dia antes do encontro entre Zelensky e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No texto, as lideranças destacaram a necessidade de “garantias de segurança” para a Ucrânia em um cenário pós-guerra.

“Eles enfatizaram novamente a prontidão para mobilizar uma força de segurança assim que as hostilidades cessarem, para proteger os céus e mares da Ucrânia, e regenerar as forças armadas do país”, afirmaram, em declaração assinada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

A discussão sobre a presença militar internacional antecede a reunião marcada para esta segunda-feira (18), na Casa Branca, entre Zelensky e Trump, que contará também com a participação de lideranças europeias.

Na última sexta-feira (15), Trump esteve reunido com o presidente russo Vladimir Putin, no Alasca, mas o encontro não resultou em avanços concretos para o processo de paz.

Fonte: Lana Oliveira, Metrópoles – 17/08/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares